Cidadania: Governo do Estado promove Jornada da Cidadania na favela de Paraisópolis

nd

qua, 04/07/2001 - 14h38 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, promove a partir desta quinta-feira, dia 5, a Jornada da Cidadania e Educação Comunitária na Favela de Paraisópolis, Zona Sul da Capital.

Até o próximo sábado, dia 7, os moradores da favela vão contar com uma série de serviços públicos gratuitos, prestados em um único local, o que facilitará a vida de muitas pessoas, que encontram dificuldades em se deslocar para vários lugares.

Das 10 às 16 horas, haverá atendimento do Juizado Itinerante de Pequenas Causas; orientação social e jurídica gratuita; emissões de carteiras de trabalho, cédulas de identidade (1ª e 2ª vias), e de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de informações do Procon, sobre as diversas relações de consumo. Tudo acontecerá à Rua Ernest Renam, nº 924.

Paralelamente aos serviços prestados, a população também pode participar de palestras gratuitas sobre temas, como: Cidadania e Trabalho Social, Direto do Consumidor, Segurança e Cidadania, Comunidade e Trabalho Social e Movimento Cultural no Terceiro Setor: Hipy-Hope, MPB e escolas de samba.

Elas irão acontecer na Escola de 1º e 2º grau Etelvina de Góes Marcucci, localizada no coração da favela, na quinta e na sexta-feira, em diferentes horários (10h30, 16h30 e 19h00), e contarão com a participação dos presidentes do Conselho de Segurança do Portal do Morumbi e da Sociedade Amigos do Morumbi-Vila Suzana, entre outros.

Durante a jornada os profissionais envolvidos estarão enfatizando a importância da reciclagem do lixo mostrando exposição de vídeos educativos a crianças que acompanharem os pais, além da confecção de brinquedos com o material reciclável.

A jornada é promovida pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com outras secretarias de Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e comunidade local. A ação acontece em bairros carentes da Capital, com alto índice de violência e baixo nível de convivência comunitária.

Confira a programação:

* Quinta-feira, dia 5 de julho de 2001 – 10 às 16 horas

. Atendimento dos advogados do Juizado Itinerante, que irão solucionar as
causas de menor complexidade e de menor valor.
. Orientação jurídica e social gratuita.
. Preenchimento de formulário para emissão de carteira de identidade.
. Emissão de 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito.

* Sexta-feira, dia 6 de julho de 2001

. Orientação jurídica e social gratuita
. Preenchimento de formulário para emissão de carteira de identidade.
. Emissão de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito.

* Sábado, dia 7 de julho de 2001

. Posto volante da Delegacia da Mulher
. Emissão de carteira de identidade
. Emissão de carteira de trabalho
. Emissões de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito.
. Orientações jurídica e social gratuita
. Orientação do Procon