Cidadania: Funap inaugura oficina da Rentalcenter

A empresa já conta com o trabalho de 11 pacientes, mas espera que até o fim do ano tenha cerca de 20 trabalhadores

ter, 26/09/2006 - 21h24 | Do Portal do Governo

A Funap inaugurou na última segunda-feira (25) a oficina da Rentalcenter, empresa de locação de bens móveis, no Hospital Psiquiátrico de Franco da Rocha I. A empresa já conta com o trabalho de 11 pacientes, mas espera que até o fim do ano o quadro de funcionários esteja completo, com cerca de 20 trabalhadores. Os pacientes escolhidos para trabalhar foram aqueles que já tiveram alguma experiência no conserto de máquinas, os que têm o ensino fundamental completo ou aqueles que estudam na sala de aula da Funap.

Por meio do Programa de Alocação da Mão-de-Obra Carcerária da Funap, a Rentalcenter já está há mais de três anos no sistema prisional. Agora, o desafio da empresa é adaptar os pacientes para o conserto de máquinas. “Apostamos em pessoas”, diz Cristina Saturnino, da divisão de inclusão social do grupo Gelre. Além disso, o trabalho do paciente é remunerado e ele pode contar com o benefício da remição de pena: a cada três dias trabalhados, um é remido.

Desde o mês de agosto, os pacientes trabalham na reforma do local, que conta com um espaço para o trabalho e uma sala de aula, onde os funcionários aprendem na teoria o serviço da empresa. As aulas são ministradas por Wagner Thomáz, professor credenciado pelo SENAI. “Ensiná-los será um novo desafio”, diz Wagner.

Para Carlo Júlio Tarifa Botta, diretor do hospital, a Rentalcenter irá ajudar na proposta terapêutica dos pacientes. “A empresa irá proporcionar um dia-a-dia diferente e uma nova perspectiva de futuro aos pacientes”, diz.

A importância do trabalho para um cumprimento de pena digno também foi ressaltada pela coordenadora de saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Maria Alice Salvador. “É muito importante a parceria da SAP com a Funap para que  os pacientes possam sair preparados para o mercado de trabalho” , conta. Para Jan Wiegerinck, presidente do Grupo Gelre, o futuro só será positivo se as pessoas investirem no agora. “O trabalho é a principal ferramenta da auto-realização. Protege nossa dignidade como seres humanos”, diz. E continua: “Espero que tenhamos êxito juntos”.

 Assessoria da Funap

C.A.