Cidadania: Confira as realizações da Sabesp em Osasco

nd

seg, 26/03/2001 - 15h44 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, continua atuando de acordo com os compromissos assumidos no município de Osasco. Desde que assumiu os serviços de saneamento básico, os 800 mil habitantes e trabalhadores do município foram beneficiados com importantes realizações:

Esgotamento sanitário

Já estão em fase final, as obras de assentamento de 18 quilômetros de redes coletoras de esgotos, beneficiando diretamente os bairros Jardim Itaperuna, Jardim Helena Maria, Parque dos Príncipes e Jardim Santa Maria.

Além disso, outros 27 quilômetros de redes estão em fase de licitação, com início de obras previsto para setembro. Estas ações irão beneficiar os bairros de Jardim Bela Vista, Presidente Altino, Novo Osasco, Bandeiras, Jardim Roberto, Jardim Santo Antonio, Jardim Cipava, Vila Osasco, Vila Ayrosa, Jardim Helena Maria, Jardim Mutinga, Jardim Padroeira e Quitaúna.

Além destas ações, já estão sendo projetados mais 180 quilômetros de redes coletoras de esgotos, executados a partir de setembro deste ano e que beneficiarão os bairros Vila Quitauna, Vila Pires, São Pedro, City Bussocaba, Jardim América, Jardim Adalgisa, Vila Novo Osasco e Vila Osasco, Jardim Padroeira, Jardim Osasco, Jardim Roberto, Jardim Conceição, Jardim das Flores, Jardim Bem Feitor, todos pertencentes à Zona Norte do município.

Também está em fase de licitação um estudo para a otimização das redes coletoras de esgotos do município com o objetivo de adequá-las aos padrões existentes na Sabesp.

Abastecimento de água

Já em relação ao abastecimento de água, a população de Osasco pode agora contar com um Plano Diretor. Este instrumento, já utilizado em outros municípios atendidos pela Sabesp, tem como objetivo identificar as obras e investimentos necessários para melhorar o sistema de abastecimento de água no município a curto e médio prazo.

Um dos primeiros pontos abordados neste estudo foi a necessidade da criação do um novo setor de abastecimento – com nome provisório de Conceição – que parte da divisão do setor Iracema. Com isto fica, de forma definitiva, solucionado o problema de abastecimento de água na Zona Sul de Osasco.

Para o novo setor Conceição será construído um reservatório de 10 mil m3, uma adutora e redes de grande porte para a distribuição e o elevatório que conduzirá a água para os bairros mais altos do setor. Tudo isto deve estar pronto até 2003. Até lá, algumas obras emergenciais irão resolver parcialmente os problemas de intermitência no local.

Quanto à Zona Norte, está sendo projetada uma nova elevatória no Reservatório Mutinga que deve ser iniciada ainda este ano e concluída no início de 2002, resolvendo assim qualquer deficiência no local. Serão ainda executadas redes de grande porte para transferir parte da Zona Baixa do setor Mutinga para os setores Quitaúna e Bela Vista.

Também em 2002, a Sabesp iniciará um programa para substituição das redes de cimento amianto por outras mais resistentes, reduzindo significativamente o índice de perdas e aumentando a confiabilidade do sistema de distribuição.

Além disto, será implantado um sistema de monitoramento de redes que permitirá o acompanhamento em tempo real à distância do sistema. Com isto será possível acompanhar os pontos críticos e detectar eventuais falhas no abastecimento, antes que estes causem maiores problemas à população.