Cidadania: Bom Prato de Santos comemora 1º aniversário com almoço especial

As 26 unidades do restaurante popular no Estado servem mais de 800 mil refeições por mês

ter, 24/10/2006 - 9h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e a Associação de Promoção Social Estrela do Mar (A.P.A.S.E.M.), realizam nesta terça-feira, dia 24, um almoço especial, em comemoração ao primeiro aniversário do Restaurante Bom Prato de Santos. A unidade, uma das 26 existentes em todo o Estado e que serviu, em seus 12 meses de atendimento, mais de 280 mil refeições, recebe o Secretário de Agricultura, Alberto Macedo, a partir das 11 horas.

O Bom Prato, programa da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, oferece a seus usuários refeições completas, compostas de arroz, feijão, carne, legumes, salada, pão, suco e fruta, ao preço de R$ 1,00.

Iniciado em dezembro de 2000, o programa conta hoje com 15 unidades na Capital, quatro na Grande São Paulo (Osasco, Santo André, Guarulhos e Mogi das Cruzes) e sete no interior do Estado (Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba e Jundiaí).

No último dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Governador Cláudio Lembo e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, apresentaram um resultado impressionante. Em quase seis anos de atuação o Bom Prato serviu mais de 30 milhões de refeições.

“O número de refeições do Bom Prato, assim como o do Vivaleite, que alcançou 1,5 bilhão de litros de leite enriquecido distribuídos em todo o Estado gratuitamente, reflete o compromisso do Governo do Estado, com a nutrição e a segurança alimentar. Cada refeição, servida ao preço de R$1,00 nas unidades do Bom Prato, contem 1.600 calorias e isto supre a metade da necessidade calórica de um adulto”, explica o secretário.

Além do fornecimento das refeições, vale lembrar que cada unidade gera de 15 a 20 empregos diretos, entre profissionais administrativos, gerentes, nutricionistas, cozinheiros, auxiliares de cozinha e limpeza, todos vinculados à entidade gestora, contribuindo para geração de renda, emprego e capacitação profissional. O prato base (arroz, feijão, farinha de mandioca e pão) é servido todos os dias, já as guarnições (salada, carne, legumes, fruta e o suco) são variadas diariamente, mediante aprovação da equipe de nutricionistas que avaliará critérios calóricos, combinação de alimentos, densidade, coloração e apresentação do prato.

O Bom Prato Santos funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 11h00, e nesta quarta-feira, por ocasião de seu 1º aniversário servirá um cardápio especial contendo arroz, feijão, fricassê de frango, batata palha, frango assado, creme de milho, salada de Alface com tomate e milho, pudim de coco, maçã e suco de frutas vermelhas.

Serviço

Comemoração do 1º Aniversário do Restaurante Bom Prato Santos

Praça Iguatemi Martins, s/n (antigo Mercado Municipal de Peixes) – Santos

Da Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura

J.C.