Ciclovia Rio Pinheiros ganhará acesso junto à Ponte Estaiada

Passarela ficará entre a ponte Estaiada e a avenida Morumbi, a 300 metros de distância de cada ponto

sex, 05/03/2010 - 17h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), em parceria com a TV Globo São Paulo, implantará uma passarela de acesso para a Ciclovia Rio Pinheiros, nas proximidades da ponte Estaiada.

A passarela TV Globo, como será denominada, ficará entre a ponte Estaiada e a avenida Morumbi, a 300 metros de distância de cada ponto. Com ela, o percurso entre a Vila Olímpia e a região da Avenida Morumbi ficará a cerca de 2,5 quilômetros de distância. Já entre o começo da pista, na avenida Miguel Yunes, e a nova passarela, ficará a 11,5 quilômetros. A CPTM dará apoio técnico na elaboração do projeto e implantação da obra.

Na última terça-feira, 2, a STM também anunciou mais dois acessos: um já neste mês, na estação Jurubatuba, a 3,5 quilômetros de distância da entrada pela avenida Miguel Yunes e a 9,5 quilômetros da estação Vila Olímpia. Nos próximos meses, haverá outro na ponte João Dias, nas proximidades da estação Giovanni Gronchi do Metrô, a seis quilômetros de distância da estação Vila Olímpia.

Sobre a ciclovia

A ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurada no dia 27 de fevereiro. Implantada ao longo de 14 quilômetros da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), a pista liga a avenida Miguel Yunes (nas proximidades da estação Autódromo) à Vila Olímpia.

A ciclovia conta com um estacionamento para 48 automóveis na entrada pela avenida Miguel Yunes, para os ciclistas que forem até o local de carro. Também dispõe de dois Pontos de Apoio ao Ciclista no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os “pontos” contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes. Há também um ponto de descanso próximo à estação Santo Amaro, que conta com banheiros químicos e bancada para reparo de bicicletas.

Durante este mês, a ciclovia funcionará diariamente das 5h30 às 19 horas, com entrada permitida até às 18h30. A partir de abril, a circulação diária será das 6 às 18 horas.

A CPTM trabalha no projeto de ampliação da ciclovia que, a partir do segundo semestre, terá mais seis quilômetros entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos/Jaguaré, totalizando 20 quilômetros de extensão. O novo trecho terá três passarelas: uma na estação Cidade Jardim, com acesso ao Parque do Povo, e as outras duas nas estações Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré.

Da CPTM