CIC realiza projeto PraLer em Ferraz de Vasconcelos

Ação aproxima comunidades carentes aos pólos de cultura de SP

sex, 13/03/2009 - 9h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), desenvolve, a partir de março, o projeto “PraLer, ampliando horizonte da cidadania” em seis postos fixos do CIC. A ação visa aproximar as comunidades carentes de produção e expressão textual dos grandes pólos referenciais da cultura paulistana levando atividades literárias para distantes áreas da cidade de São Paulo.

O curso será ministrado em quatro aulas, sempre aos sábados, e será dividido em duas etapas: a Oficina de Escrita e Leitura para o cotidiano com interface para “blogagem”, ministrada pelas professoras Loreta Russo e Lívia Barros; e a Oficina de “blogagem”, onde os participantes poderão utilizar, avaliar e selecionar diferentes fontes e recursos de informação digital, ministrada pelos professores Flávio José Cabral e Mafuane Oliveira. Em todos os encontros, os alunos trabalharão com a leitura, a interpretação e escrita de textos, explorando diversos gêneros literários.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que objetiva proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade, para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos como: oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Calendário do Curso

CIC Ferraz de Vasconcelos – 4/03, 21/03 e 28/03
CIC Leste – 04/04, 18/04, 25/04 e 09/05
CIC Sul – 16/05, 23/05, 30/ e 06/06
CIC Francisco Morato – 13/06, 20/06, 27/06 e 04/07
CIC Campinas – 11/07, 18/07, 25/07 e 01/08
CIC Feitiço da Vila – 08/08, 15/08, 22/08 e 29/08

Serviço

Projeto “Pra Ler, ampliando horizonte da cidadania”
Data: de 07 de março até 04 de abril – somente aos sábados
Local: CIC Ferraz de Vasconcelos
Endereço: Avenida Américo de Trufelli, 60

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania