CIC participa da festa de 455 anos de SP no Vale do Anhangabaú

Evento neste sábado e domingo terá atrações durante 30 horas ininterruptas

qui, 22/01/2009 - 11h12 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, participará das comemorações dos 455 anos da cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú. A ação será nos próximos sábado e domingo (24 e 25).

O evento oferece atrações durante 30 horas ininterruptas, começando no dia 24, às 15 horas, até por volta das 22 horas do dia 25, aniversário do município. A comemoração terá a apresentação de 60 artistas no palco principal e no palco cultural, além de mostra de teatro, exibição de filmes, oficinas culturais, telecentro, exposições fotográficas e prestação de serviços.

O CIC participará da iniciativa no dia 25, das 10 às 18 horas, prestando serviços de solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Parceria com a Defensoria Pública Estadual possibilitará orientação jurídica gratuita. E, em conjunto com a Fundação Procon-SP, haverá orientação sobre direitos do consumidor e distribuição de cartilhas informativas.

Atrações – A festa contará com três palcos, cem banheiros públicos, cerca de 50 tendas, cem seguranças, além dos contingentes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. Na área de saúde, a população terá disponível três postos médicos, três ambulâncias de remoção e duas unidades de terapia intensivas (UTIs). A alimentação é garantida numa praça com cerca de 20 barracas. Para a área de cultura e lazer, um planetário e um telecentro serão instalados no Vale.

A virada da edição anterior teve público estimado de 50 mil pessoas. Os organizadores têm a perspectiva do mesmo número para este ano. O destaque do evento será a apresentação do cantor e compositor Seu Jorge, responsável por comandar a queima de fogos no Viaduto do Chá. No palco cultural, um espaço será criado para a manifestação artística e cultural dos representantes de diversos países que ajudaram a formar a São Paulo atual.

Outra atração será a apresentação das escolas de samba Vai-Vai, campeã do carnaval paulistano de 2008, e Portela, do Rio de Janeiro, que fará homenagem a São Paulo.

Programa facilita acesso à Justiça

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa a proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio da prestação de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC, a população tem acesso a serviços gratuitos e pode participar de ações para o desenvolvimento local, por meio de palestras informativas sobre temas diversos, como orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização sobre direitos humanos e cidadania.

Serviço

Aniversário de São Paulo
Das 15 horas do dia 24 às 22 horas do dia 25
Local: Vale do Anhangabaú

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania