CIC norte promove curso sobre constituição federal

Confira a programação; curso será realizado até 17 de novembro, aos sábados

ter, 28/08/2007 - 14h24 | Do Portal do Governo

O posto fixo norte do Centro de Integração da Cidadania, programa da  Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu no sábado, 25, a primeira aula do curso “Agentes da Cidadania – Carta Magna”, promovido  pela entidade não-governamental Ministério Público Democrático (MPD).

O objetivo é levar, em dez aulas semanais, conhecimentos da constituição brasileira, com uma linguagem acessível, a lideranças comunitárias que possam se tornar agentes multiplicadores. O curso será realizado durante as manhãs de sábado, até 17 de novembro, no CIC norte, no bairro Jova Rural, por membros do MPD.

O centro é formado por procuradores da República, promotores de Justiça e procuradores de Justiça de todo o Brasil. Segundo a diretora do CIC norte, Rosângela Garcia Escridelli, “a importância da iniciativa é fazer com que as pessoas na periferia tenham informação para poder solucionar seus conflitos, sempre com enfoque nas ações coletivas”.

O primeiro dia o projeto teve boa receptividade: 42 pessoas, entre jovens e adultos, participaram e assistiram a uma aula de cidadania e acesso à Justiça, com foco na constituição federal, e ainda receberam um kit de direitos humanos contendo a carta magna brasileira.

Durante os três meses em que ocorrerá a capacitação, os líderes comunitários vão aprender, entre outras coisas, noções básicas de direitos humanos fundamentais, sociais, trabalhistas, políticos, do consumidor, além dos vinculados ao meio ambiente, à criança e ao adolescente e ao idoso.

Uma das alunas participantes é a voluntária do CIC norte Léia Silva Matos, 29 anos, moradora da Vila Nova Galvão. “Achei bem interessante e já convidei uma amiga a participar. No curso, eu fiquei sabendo, por exemplo, que se pode abrir um processo e como é dado o encaminhamento para isso. Já teve um caso na minha família de batida de carro que não teve solução por falta de conhecimento dos direitos. Agora o que eu aprender, vou passar para frente”, relata.

O Centro de Integração da Cidadania visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Serviço:

Curso de agentes da cidadania no CIC norte

(Inscrições podem ser feitas com Rosângela no tel: 6246-5384)

Data: até 17 de novembro

Horário: das 9 às 12 horas

Local: CIC norte. Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – São Paulo.Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Telefone: 3291 2612

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania