CIC leva serviços gratuitos a evento do Islam Solidário em Parelheiros

Moradores do extremo sul da capital paulista aproveitaram para tirar 2ª via de documentos; 20 mil pessoas participaram do evento

qui, 08/08/2019 - 20h26 | Do Portal do Governo

O CIC (Centro de Integração da Cidadania) Grajaú prestou uma série de serviços durante a ação “Cidadania em Movimento”, realizada no CEU Parelheiros, no último domingo (4). A ação foi promovida pelo Islam Solidário, iniciativa da Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras), e beneficiou duas comunidades do extremo sul da capital paulista. O encontro contou com cerca de 20 mil participantes.

“Algumas pessoas não possuem recursos para a locomoção até o CIC. Levar a cidadania e a prestação de serviços para outras localidades é de extrema importância para a população”, explica a diretora do CIC Grajaú, Patrícia Cuofano Fernandes.

O pedreiro Jonatas Santos Silva, de 23 anos, chegou cedo para solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento. A falta do documento, perdido há alguns anos, o impossibilitava de realizar um grande sonho. “Agora eu vou me casar. Não conseguia marcar o casamento sem a Certidão”, contou.

Já Natalia Aparecida Rocha, de 28 anos, acaba de ser aprovada para ocupar a vaga de auxiliar administrativa em uma empresa da região. “A firma me pediu o documento, mas eu não encontrei. Agora estarei com tudo em dia, e ainda vou aproveitar para passar com o oftalmologista”, disse ela.

Teste de paternidade

A população da região também contou com a possibilidade de fazer exames de investigação de paternidade (DNA). Foram realizadas 24 coletas de material biológico, por meio de parceria com Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

O cantor Alcidene Venâncio Pereira, de 48 anos, já se considera pai do Yago, de 9 anos, mas fez o exame para formalizar a paternidade. “Eu estava lutando para fazer o teste, mas tinha de contratar advogado e isso dificultava. Viemos aqui, conseguimos o exame e ainda vou poder brincar com meu filho”, afirmou, referindo-se aos brinquedos montados para a criançada.

O evento ainda propiciou inúmeros serviços para a população residente no entorno de Parelheiros. Na área da saúde, a ação ofereceu exames de diabetes, colesterol, hepatite C, mama e oftalmológico, além de orientação odontológica.