CIC Leste orienta cidadãos sobre benefícios da Previdência Social

Atendimento aos moradores da zona Leste da capital paulista acontece semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h

qua, 01/05/2019 - 12h08 | Do Portal do Governo

Quem mora na região do Itaim Paulista e tem dúvidas sobre os benefícios da Previdência Social pode procurar o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Leste. A unidade começou, na última quinta-feira (25), a realizar atendimentos exclusivos para sanar dúvidas sobre o assunto.

Os atendimentos, feitos por advogada especializada na área, serão realizados semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h, na sede do CIC Leste, localizado na Rua Padre Virgílio Campelo, 150, no bairro Encosta Norte, no Itaim Paulista.

A iniciativa visa a esclarecer o cidadão sobre as regras de benefícios como aposentadorias e pensões; e a orientar como preencher guias de recolhimento de acordo com a categoria dos contribuintes, como obter serviços e comprovantes do INSS pela internet, como simular tempo de contribuição e tipos de previdência, entre outros.

Dúvidas

Os cidadãos também poderão tirar dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Os interessados devem agendar horário na recepção do CIC Leste e apresentar no dia do atendimento o RG, CPF, comprovante de residência, todas as Carteiras de Trabalho, o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS/Pasep, e certidão de reservista (para homens). Em caso de contribuição como facultativo ou autônomo, é preciso apresentar também os carnês de recolhimento ao INSS.