CIC Francisco Morato recebe a exposição “Volta a São Paulo em mais de 80 malas”

Mais de 80 malas retratam momentos de São Paulo

sáb, 17/03/2007 - 13h14 | Do Portal do Governo

O posto fixo de Francisco Morato, do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebe até o dia 30 de março a exposição itinerante “Volta a São Paulo em mais de 80 malas”, que traz 130 trabalhos de artistas de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará). A exposição aborda leituras diversas e visões sobre a cidade de São Paulo, retratadas em malas de papelão prensado de 80 centímetros.

Alunos de 18 escolas municipais de Francisco Morato participam da mostra durante todo o mês de março e apresentarão, no dia 21 de março (aniversário de 43 anos da cidade), uma homenagem ao município na forma de malas, por meio de uma releitura da exposição “Volta a São Paulo”. Cada colégio fará uma obra que represente sua percepção sobre Morato.

A exposição sob a curadoria de Dario Bueno, do Movimento Artístico Liberdade na Arte (M.A.L.A), originou-se em 2004, da exibição “Uma viagem de 450 anos”, do Sesc Pompéia, a partir da idéia de Radha Abramo em fazer uma homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo. “Foram oferecidas 450 malas nordestinas para 450 artistas a fim de que cada um fizesse o retrato de uma realidade de São Paulo. Após três meses, fiz um recorte desta apresentação, convidei 84 artistas para desenvolver trabalhos seguindo essa temática, daí surgiram as 130 malas que estão expostas no CIC”, diz Bueno.

“Quem comparecer à mostra poderá conhecer uma verdadeira bagagem histórica brasileira, de várias culturas, como índios, negros, africanos, nordestinos, entre outros”, enfatiza o curador. Uma mala “ripada”, cortada e transformada em banco, inspirada na paisagem da Praça da República, é um dos exemplos interessantes de arte exposta no CIC Francisco Morato.

Desde 2004, a exposição já passou pelo Memorial do Imigrante, Conjunto Nacional, colégios e outros espaços culturais do Estado de São Paulo. A idéia de Dario Bueno é eleger uma mala representante de Francisco Morato para a próxima expedição que a mostra fará por São Paulo, na galeria Consolação, na capital paulista.

Serviço:

Exposição no CIC Francisco Morato

Data: até dia 30 de março

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

Endereço: Rua Tabatinguera, 45 – Francisco Morato

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

C.M.