CIC de Guarulhos ganha Centro de Referência em Direitos Humanos

Espaço, localizado no bairro Pimentas, é um equipamento voltado a garantir os direitos das populações vulneráveis na cidade

ter, 14/05/2019 - 9h24 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Guarulhos inaugurou neste sábado (11), em parceria com a prefeitura municipal, o Centro de Referência em Direitos Humanos – Pimentas (CRDH), iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em conjunto com o Governo Paulista.

O secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Paulo Dimas Mascaretti, destacou relevância do equipamento público para a população. “Estamos aqui para levar políticas públicas para quem mais precisa. Aquele que tem uma função pública é um agente da esperança e da paz. Este espaço está sempre aberto para ações de cidadania”, reforça.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Guti, ressaltou as ações desenvolvidas pela prefeitura e a importância da inauguração do espaço. “Todos unidos, caminhando juntos com um só propósito: a melhora do coletivo”, afirma o prefeito, ao citar os parceiros da ação.

Direitos

O CRDH funcionará no CIC Guarulhos, na Estrada do Capão Bonito, 53, região do Pimentas. Já funcionam no local postos do Procon, do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Centro de Referência é um equipamento voltado a garantir os direitos das populações vulneráveis. Também será um canal de comunicação da população da região com as subsecretarias municipais de Acessibilidade e Inclusão, da Igualdade Racial, da Juventude, da Diversidade, das Mulheres e do Idoso, todas vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos do município de Guarulhos.

Cidadania

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.