CIC de Francisco Morato ganha centro de referência em segurança alimentar

Espaço foi inaugurado na quinta-feira, 24, e visa incentivar o acesso à alimentação de qualidade

seg, 28/01/2008 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), em parceria com o município de Francisco Morato, inaugurou o Centro de Referência Regional em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresan), na quinta-feira, 24, no posto fixo da cidade.

O espaço tem como principal objetivo, além da educação nutricional, o trabalho junto a entidades de assistência social e associações de bairro para o incentivo e acesso à alimentação de qualidade. O Cresan conta com profissionais da área de saúde e alimentação e universidades, fora o acervo bibliográfico, que junto com cursos e palestras terão a função de sanar as dúvidas da comunidade.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto da Justiça, Izaías José de Santana, do coordenador estadual do CIC, Eduardo de Lima Caldas, da prefeita de Francisco Morato, Andréa Catharina Pelizari Pinto e da coordenadora de Assistência Social do município, Renata Torres de Sene, entre outras autoridades.

Direitos humanos

“Neste ano em que comemoramos 60 anos da declaração universal dos direitos humanos, passamos a ter uma ação prática do direito à vida, que é o acesso à alimentação. É de fundamental importância tratar a questão alimentar e nutricional como um direito humano, garantido e como responsabilidade do Estado”, afirmou Caldas, durante o discurso de inauguração.

A prefeita parabenizou o trabalho do posto fixo do CIC e classificou de “maior desafio da parceria” zerar o alto índice de desnutrição da região metropolitana do Estado. “Considero uma vitória para a população e a melhor forma de alertar para a importância de uma alimentação de qualidade”, disse.

Para a diretora do CIC de Francisco Morato, Andréa Rosangela da Silva, a parceria vem ao encontro do objetivo maior do CIC, que é a promoção e garantia dos direitos humanos. “O maior direito do cidadão é acesso a alimentação e por meio do Centro de referência, podemos tornar mais ainda o CIC num espaço de vivência da cidadania, de convivência e de participação social.”

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. O Programa conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)