CIC de Ferraz de Vasconcelos bate recorde de atendimentos

Mais de 11 mil atendimentos foram registrados durante as comemorações do aniversário do posto fixo do Centro de Integração da Cidadania

dom, 04/11/2007 - 12h58 | Do Portal do Governo

A festa de aniversário do Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Ferraz de Vasconcelos, realizada no último sábado, 27 de outubro, bateu o recorde de atendimentos em uma única edição. O evento, chamado de “Sabadania” (Sábado com cidadania) ocorreu em comemoração ao aniversário de um dos dez postos fixos do programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC).

Ao todo foram 11.693 atendimentos entre os pólos de cultura, beleza, saúde, informação e recreação. “O número de atendimento foi maior do que o ano anterior, onde tivemos cerca de seis mil atendimentos. Isso mostra como a comunidade está envolvida com o trabalho do posto e é muito gratificante para os parceiros que atendem aqui perceberem essa integração”, explica a diretora do posto fixo Claudia Olivel.

A manicure Adinícia Ferreira do Nascimento, 35 anos, foi uma das 2,6 mil pessoas atendidas no pólo de saúde, que contempla clínico geral, exames de visão, odontologia e os serviços de aferição de pressão arterial e medição de peso e altura. “Todo Sabadania estamos aqui, hoje eu levei minha filha ao dentista e fizemos o exame de visão”, diz. A clínica geral Simone Fornazza explica que o procedimento padrão para os casos mais complicados, como os de oftalmologista, hipertensão e diabetes, é o encaminhamento ao hospital da região com uma guia de atendimento sem necessidade de triagem.

Na área de acesso à justiça, os principais serviços procurados foram o de orientação jurídica, direito do consumidor, emissão de carteira de trabalho, Acessa SP e consultas ao serviço de proteção ao crédito. A delegacia móvel, instalada no posto, realizou 95 atendimentos à população. Outro serviço que chamou a atenção dos organizadores foi a grande procura para orientações anti-drogas (175) e de DST/Aids (266) – o que reforça o trabalho desempenhado pelo CIC no dia-a-dia na região.

Em outra sala do CIC, o assunto central foi ética. O secretário-adjunto da Justiça, Izaías Santana, o coordenador estadual do CIC, Eduardo de Lima Caldas, e os representantes ONG Serhumano Devair Gonçalves e Vivian Santos travaram um acalorado debate sobre o tema. “Falamos sobre os conceitos e valores que a sociedade possui e da dificuldade das pessoas de associar a ética do individuo na ética coletiva”, explica Gonçalves.

A capoeira e o taekwondo também fizeram sucesso no Sabadania com apresentações para a comunidade de Ferraz, divulgando os trabalhos desenvolvidos durante a semana no posto fixo. “A intenção do curso é mostrar às crianças os valores do esporte”, comenta o professor Fernando Vieira. Logo após a apresentação, as inscrições para o curso foram de grande representatividade, subindo o número de 30 para 100 alunos matriculados.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(C.C.)