Cia. Docas mostra projeto de expansão do porto de S. Sebastião

O Secretário dos Transportes Mauro Arce recebe ministro Pedro Brito

ter, 09/12/2008 - 9h33 | Do Portal do Governo

Conhecer de perto os projetos em desenvolvimento no Porto de São Sebastião, no litoral paulista, é um dos objetivos da vistoria técnica que o Ministro-Chefe da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, realiza nesta terça-feira, 9, em São Paulo, acompanhado pelo secretário dos Transportes, Mauro Arce, e pelo diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.

Um dos programas em andamento é o de readequação da infra-estrutura existente, visando ao aumento da movimentação portuária. Nesse sentido, entre as medidas já adotadas estão: a alfandegagem do Porto; a dragagem da bacia interior em sete metros; a demolição de dois armazéns para aumentar a área operacional dos berços; e a implantação de uma torre de iluminação que permite o funcionamento 24 horas por dia.

Um dos setores que vem apresentando maior desenvolvimento é o de movimentação de cargas, que nos últimos doze meses registrou crescimento de 51%, entre outubro de 2007 (início do funcionamento da Cia Docas) e setembro de 2008. Nesse período, a movimentação ultrapassou 730 mil toneladas de carga, sobre as 486 mil toneladas registradas em 2007. A expectativa da Cia Docas é que se atinja os 70% até o final do ano e, a curto prazo, a meta é movimentar 1 milhão de toneladas/ano.

E já está em fase de licenciamento ambiental o programa de expansão do Porto de São Sebastião, que prevê a implantação de terminal de contêineres e veículos (com 4 berços de grande profundidade), terminal para exportação de etanol, terminal de passageiros de cruzeiro, e instalações para bases ”offshore” (Bacia de Santos) e para movimentação de graneis sólidos. O objetivo é licitar os arrendamentos portuários à iniciativa privada ainda no segundo semestre de 2009.

Serviço

DATA: terça-feira, 9 de dezembro de 2008
HORÁRIOS: 10h30, vistoria; 11 horas, coletiva de imprensa
LOCAL: Cia Docas de São Sebastião – Av. Dr. Altino Arantes, 410 – Centro – São Sebastião / SP

Da Secretaria dos Transportes