Chico César, Vânia Bastos e Geraldo Azevedo animam a Virada Cultural em Presidente Prudente

Evento acontece sábado no sábado e domingo, dias 19 e 20

qui, 17/05/2007 - 17h04 | Do Portal do Governo

Três dos mais conceituados nomes da MPB, Chico César, Vânia Bastos e Geraldo Azevedo são algumas das atrações da primeira edição da Virada Cultural Paulista em Presidente Prudente, que acontece sábado e domingo, dias 19 e 20. Além desses artistas nacionalmente conhecidos, há várias atrações regionais, apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes, e mostras de artes.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros, em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo.

Para quem gosta de música de raiz, uma apresentação imperdível é a da Orquestra Filarmônica de Violas. Com mais de trinta integrantes, a orquestra coordenada por Ivan Vilela apresenta-se dividida em naipes. Os arranjos refinados e criativos conferem às violas caipiras um vasto leque sonoro que vai da percussão aos rebuscados solos, como numa autêntica orquestra.

Uma atração muito aguardada é de Marcel Powel, filho do grande Baden Powell. Aos nove anos, ao lado do pai, ele iniciou sua carreira. Hoje, com 24 anos, já é chamado pela crítica musical de “o jovem mestre do violão brasileiro”. O repertório variado é um passeio pelo que há de melhor na MPB, com muito samba, choro, frevo e clássicos do jazz.

Os eventos serão realizados no Parque do Povo e no Teatro César Cava. Confira aqui a  programação completa:

Dia 19/05

18h Abertura Oficial

Local: Palco principal

18h Pintura, Lambe-lambe e HQ – Fase I

Realizada pelos artistas Tiago Judas, Caeto e Luana Geiger, todos de São Paulo, o projeto apresenta uma pintura de grande dimensão de cenas de histórias em quadrinhos em um muro, com personagens em situações variadas, na qual os ballons serão criados de forma interativa com o público.

Local: Imediações do Parque do Povo

18h30 Orquestra Filarmônica de Violas

Com mais de trinta integrantes, a orquestra coordenada por Ivan Vilela apresenta-se dividida em naipes. Os arranjos refinados e criativos conferem às violas caipiras um vasto leque sonoro que vai da percussão aos rebuscados solos, como numa autêntica orquestra.

Local: palco principal

19h Omstrab

Com: Grupo Omstrab/ Direção:Fernando Lee

O grupo mescla música ao vivo e dança contemporânea em um espetáculo que se inspira na movimentação e na comunicação entre trabalhadores dentro do ambiente de trabalho, retratando imigrantes das regiões das secas que migram para as grandes cidades.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

20h30 Jotacê Cardoso e Nelma Melo Além de MPB, a dupla de músicos de Presidente Prudente canta músicas tradicionais nordestinas, frevos, maracatus, cocos, cirandas, sambas antigos, sambas-canção e sucessos de compositores e intérpretes como Edu Lobo, Capinan, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Cartola e Caetano Veloso, entre outros.

Local: palco principal

21h Balé de São José do Rio Preto Fundado em 1987, o Balé de Rio Preto vem desenvolvendo um trabalho estruturado na linguagem contemporânea, com concepção cênica inovadora que apresenta no palco o bailarino-músico-ator-cantor. Como grupo convidado, já participou de vários festivais de dança no Brasil e no exterior.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

21h30 O Circo Chegou! O grupo – da Cia. Raso da Catarina – mostra a diversidade cultural brasileira através da linguagem circense. Com dois mestres de cerimônia, malabarismo com os pés, acrobacia, dança do ventre e também números menos conhecidos, privilegia as diferenças, a alegria, a amizade e a liberdade de expressão.

Local: palco principal

22h30 Geraldo Azevedo Sua música é uma tapeçaria de influências que mistura as harmonias sofisticadas da Bossa Nova com os ritmos da música negra. Nascido em Petrolina (PE), em seu trabalho é possível encontrar canções de amor e canções com ritmos caribenhos cheios de swing, além de frevos.

Local: palco principal

23h Vânia Bastos

Uma das mais belas e afinadas vozes da MPB, ficou conhecida inicialmente por seu trabalho como solista da banda Sabor de Veneno, de Arrigo Barnabé, com quem gravou dois discos no final dos anos 80. Em 16 anos de carreira já lançou nove discos, dois deles dedicados às obras de Tom Jobim e Caetano Veloso.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

Dia 20/05

0h Cinema ao ar livre Bandidas (Bandidas, EUA/França/México, 2006, 93 min.)

Direção: Joachim Roenning e Espen Sandberg

México, 1880. Sara Sandoval (Salma Hayek) é a bela filha de um rico banqueiro. Maria Alvarez (Penélope Cruz) é a bela filha de um camponês. Elas aparentemente não têm nada em comum, mas o destino faz com que se tornem as mais perigosas e sensuais assaltantes de banco do país. Local: Parque do Povo

Local: Parque do Povo

1h T. Kaçula e Renato Dias Os dois amigos apresentam o show “Samba Rural Urbano”, num encontro musical no qual as culturas do samba e do rap unem forças para mostrar de uma vez a origem de nossos ritmos e de nossa poesia.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

1h Jongo de Piquete Grupo que mantém a tradição ancestral dos escravos trabalhadores das fazendas de café desde o século 19. Jongo é uma dança de origem banto, da mesma família do batuque, ambos ancestrais do samba e do pagode, que resiste em alguns pontos do Vale do Paraíba.

Local: Parque do Povo

2h Cinema ao ar livre

A Pantera Cor-de-Rosa (The Pink Panther, EUA, 2006, 93 min.)

Direção: Shawn Levy

Jacques Clouseau (Steve Martin) é um atrapalhado policial francês, que trabalha em uma pequena cidade. Após ser chamado a Paris pelo inspetor-chefe Dreyfus (Kevin Kline), Clouseau é promovido a inspetor e fica encarregado de investigar a morte de Yves Gluant (Jason Statham), técnico de um time de futebol local.

Local: Parque do Povo

3h MPB – Mistura Popular Brasileira

Espetáculo de música e dança que faz uma viagem pela riqueza e diversidade da música popular brasileira.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

8h Orquestra Prudentina Celebration Com regência de Reginaldo Henrique, a orquestra formada em 2003, atualmente conta com aproximadamente 25 integrantes, entre músicos e colaboradores. No repertório, interpreta estilos distintos como clássicos, sinfonias, temas de cinema, jazz, gospel, pop, rock e obras contemporâneas.

Local: palco principal

10h Brinquedos e Brincadeiras

Cia. de Artes Baque Bolado

A Cia. apresenta um espetáculo musical interativo, voltado para o público infantil, que conta as aventuras de uma trupe de artistas que chega à cidade para mais um espetáculo. Para que o show possa continuar, os fiscais “Armando Memorando” e “Arnaldo Fax” cobram da trupe e da platéia o cumprimento de três desafios.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

10h Pintura, Lambe-lambe e HQ – Fase II

Realizada pelos artistas Tiago Judas, Caeto e Luana Geiger, todos de São Paulo, o projeto apresenta uma pintura de grande dimensão de cenas de histórias em quadrinhos em um muro, com personagens em situações variadas, na qual os ballons serão criados de forma interativa com o público.

Local: Imediações do Parque do Povo

10h Cuscuz Fedegoso

O grupo Buraco d’ Oráculo surgiu em 1998 com o intuito de buscar um teatro que discutisse o homem urbano contemporâneo e seus problemas. Nesse espetáculo, que conta as confusões de uma quituteira que faz guloseimas sem nenhuma higiene, o grupo apresenta uma síntese de suas preocupações sociais e estéticas.

Local: Parque do Povo

11h Nem Dia Nem Noite

Grupo Caixa de Imagens

Com 13 anos de carreira, o grupo já percorreu mais de 300 cidades no Brasil e no mundo mostrando seu trabalho de resultado intimista e requintado para mais de um milhão de espectadores. Neste trabalho, traz imagens que buscam dizer do rumor do mar, da espera, do passar do vento e da praia que possui seus segredos e ajuda a nos confundir com a poética do tempo e do brincar da criança.

Local: Parque do Povo

12h Projeto Guri O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

12h Cortejo de maracatu de baque virado, batuque

Cia. de Artes do Baque Bolado

O grupo – acompanhado pelo público – desfila pela rua executando os ritmos e danças do Maracatu de Baque Virado. No repertório do cortejo, músicas das nações de maracatu de Recife e composições próprias.

Local: Parque do Povo

13h Zeca Collares Compositor, violeiro e cantador de histórias de Sorocaba, o artista apresenta o show “Pés Descalços”, espetáculo instrumental e vocal de viola caipira que funde a música de raiz, o barroco e elementos contemporâneos.

Local: palco principal

14h Marcel Powel

Foi com o pai, o grande Baden Powell, aos nove anos de idade, que Marcel iniciou sua carreira. Aos 24 anos, já é chamado pela crítica musical de “o jovem mestre do violão brasileiro”. O repertório variado é um passeio pelo que há de melhor na MPB, com muito samba, choro, frevo e clássicos do jazz.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

15h Oficina de brinquedos e brincadeiras populares Cia. de Artes Baque Bolado

Oficina de construção de brinquedos populares com sucata – jornal, garrafas plásticas, potes e outros materiais – conta com a habilidade e criatividade das crianças. Construção de balangandãs, ioiô, boi, dobraduras, carrinhos, entre outros.

Local: Parque do Povo

15h Renato Braz O talentoso cantor e violonista, vencedor do 5º Prêmio Visa Edição Vocal em 2002, cresceu cantando em festivais e se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Luiz Melodia, Antônio Nóbrega e Ney Matogrosso. Em 2003 foi mais uma vez premiado com o seu disco, Quixote, na categoria “Melhor Cantor” no Prêmio Visa de MPB.

Local: palco principal

16h O Circo Chegou!

Cia. Raso da Catarina

O grupo mostra a diversidade cultural brasileira através da linguagem circense. Com dois mestres de cerimônia, malabarismo com os pés, acrobacia, dança do ventre e também números menos conhecidos, privilegia as diferenças, a alegria, a amizade e a liberdade de expressão.

Local: palco principal

16h Suzana Salles

A cantora, dona de um registro vocal único, reúne no show clássicos do cancioneiro brasileiro e composições de nomes consagrados da MPB como Chico Buarque e Paulinho Da Viola, equilibrando-se entre a tradição e a recriação sutil e refinada da MPB.

Local: Teatro César Cava – UNOESTE

17h Chico César e Quinteto da Paraíba Chico César é uma das estrelas com maior projeção da música pop brasileira desde 1996, apesar de ser um grande e conhecido compositor desde anos anteriores. A Chico César se compara Caetano Veloso por sua poesia e sua forma de cantar, mas suas excelentes e coloridas atuações refletem a influência do pop africano.

Local: palco principal

ENDEREÇOS Palco principal Parque do Povo – Av. Onze de Maio, s/n° Tel: 3222.4021 Palco interno Teatro César Cava – UNOESTE – Rua José Bongiovane, 700 Tel: 3229.1063

Leia também as programações de:

Campinas

Bauru

Araraquara 

Araçatuba