Chega à Baixada Santista a primeira unidade do NAI

Núcleo de Atendimento Integrado será inaugurado neta quarta-feira, 30, em Santos

ter, 29/01/2008 - 19h27 | Do Portal do Governo

A Fundação Casa e a Prefeitura de Santos inauguram nesta quarta-feira, 30, o primeiro Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Baixada Santista. Trata-se de uma iniciativa voltada ao atendimento inicial e provisório de adolescentes que cometeram atos infracionais na cidade ou região. O projeto é considerado referência por especialistas que atuam na área da Infância e Juventude.

A cerimônia de inauguração do prédio – localizado na Avenida Franscisco Manuel, 252, – será às 10 horas e contará com a presença da presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, e de representantes do Poder Público do município.

A função principal do NAI é promover uma atuação em rede junto aos jovens encaminhados pelas autoridades. Em um único local, reúne representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Conselho Tutelar, além da Fundação Casa, que fica responsável pela custódia dos adolescentes enquanto permanecem no local.

Essa proximidade entre as diversas esferas que envolvem esse trabalho possibilita uma maior agilidade no que se refere à questão processual do jovem atendido. “O NAI funciona como uma espécie de poupatempo para o adolescente infrator, pois reúne todas as instâncias necessárias para o atendimento dele, em um só ambiente”, esclarece a presidente da Casa, Berenice Giannella. “Isso evita deslocamentos e dá maior dinamicidade ao trabalho”, completa.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)