Chef internacional dá curso para jovens da Fundação CASA

Adolescentes aprenderam a preparar doces e salgados

qua, 10/02/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Os adolescentes da Fundação CASA Sorocaba I e II e da Unidade de Internação e Internação Provisória Sorocaba participaram em janeiro de aulas de confeitaria com o chef Marco Antônio da Silva Penteado, formado na primeira Escola Lê Cordon Bleu, na França, e responsável durante seis anos pelo restaurante do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Nas primeiras aulas, Marco Antônio ensinou noções de higiene pessoal, manipulação dos alimentos, disciplina e organização. “O objetivo do curso foi ambientar os adolescentes com noções do servir, higiene, vestimentas adequadas para manipular os alimentos e na elaboração de qualquer receita”, disse o chef.

Depois, os jovens aprenderam, na prática, como preparar doces e salgados, como brioches, sonhos, pizzas doce e salgada, bolos de diversos sabores, torta húngara, pão de coco, folhados, minicroissaint e tortas salgadas com ricota.

Durante o encerramento do curso, o chef prometeu aos alunos que mais se destacaram e apresentaram o perfil adequado, a possibilidade de participar de processos seletivos em buffets e padarias da cidade, após o cumprimento da medida socioeducativa. Segundo Marco Antônio, a cidade de Sorocaba oferece diversas oportunidades na área de serviços de buffet e restaurantes. “A cidade é carente deste tipo de mão de obra qualificada”, comentou ele, que é proprietário de um dos buffets mais requisitados pelos moradores da cidade. “O próprio Marco Antônio vai indicar os jovens”, disse a articuladora social da CASA Sorocaba, Cibele Matucci.

Da Fundação CASA