Chamada geral para o Dia “D” contra a dengue

Reunião realizada nesta quinta-feira, 29, na Sucen da Capital define as principais ações que acontecem sábado em todo o Estado

qui, 29/03/2007 - 16h20 | Do Portal do Governo

Representantes dos comitês regionais de mobilização contra a dengue se reuniram nesta quinta-feira, 29, na sede da Sucen, na Capital, para um balanço das atividades em andamento e anunciaram o que está programado para o “Dia D” estadual de combate à doença, marcado para sábado, 31. A programação é extensa e deve mobilizar diversos segmentos de mais de 90% dos 645 municípios paulistas.  

A movimentação já é grande desde a segunda-feira, quando diversas cidades colocaram na rua funcionários de diversas órgãos públicos, técnicos, professores, voluntários e quem mais quisesse ajudar na campanha contra a dengue. “Não é possível desenvolver ações isoladamente, queremos contar com o apoio de toda a população nesta campanha”, disse o coordenador da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

A diretora regional da Sucem de São José do Rio Preto, Sirle Scander, dá o tom da disposição dos envolvidos. “Todos estão engajados neste trabalho e queremos atingir a maior parcela da população possível”, destacou. A região de Scander compreende 101 municípios e contabiliza cerca de 2 mil casos confirmados de dengue. Arrastões de limpeza tomaram conta das ruas ao longo desta semana. No sábado haverá pedágios educativos, passeata, carreata, exibição de filmes na praça central – tudo com o apoio da prefeitura, escolas, empresas, hospitais e do fórum local.

Às 9 horas da manhã, os agentes e os profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde se concentram no marco zero da cidade de São Paulo, na Praça da Sé, onde haverá uma apresentação teatral. Em seguida, todos seguem em caminhada, acompanhados pela bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, pela Rua Direita, Praça do Patriarca, Largo do Café e encerram o ato no Largo São Francisco. Três parques vão receber a visita de técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e as instituições de ensino que abrigam o Programa Escola da Família vão contar com programação especial. Os 39 municípios da região metropolitana também terão atividades, como passeatas e mutirões.  

Duas frentes ganham corpo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. De um lado, ampla panfletagem de material informativo. De outro, divulgação de informações adicionais sobre a doença através de rádios comunitárias (de forte presença na região). Miracatu terá mutirão e Santos fará pedágio educacional nas estradas. Nas escolas estaduais, os informes serão direcionados não apenas para os alunos, mas também para os pais.  

A cidade de Aparecida ganha atenção especial na regional do Vale do Paraíba e litoral norte. Com a chegada do Papa Bento 16, programada para o mês de maio, os cuidados são redobrados. Ações de imunização já estão planejadas. O mesmo vale para São José dos Campos, onde bairros que tiveram mais casos relatados vão ganhar prioridade. Em Ubatuba, quatrocentos voluntários fazem panfletagem no dia 31.  

Das 78 cidades que fazem parte da região de Sorocaba, 60 já tem definido exatamente o que farão no “Dia D”. As ações não se limitam ao trabalho dos professores da rede estadual de ensino, mais também de bombeiros e da Polícia Militar. No sábado, as atividades terão caráter lúdico, de educação, ao contrário do restante da semana, quando transcorrem mutirões de limpeza.  

Campinas e os demais 88 municípios de sua região não ficarão para trás: vão fazer um arrastão de limpeza em lugares onde foram identificados focos da doença. Em Bauru, Marília e cidades da região o ritmo deve ser o mesmo – em especial pela maciça adesão das escolas.  

Oitenta por cento dos 45 municípios nos arredores de Presidente Prudente já definiram as atividades que promoverão no próximo sábado. A data é reservada para atividades físicas na região e os organizadores vão lançar uma camiseta com estampa da campanha.  

Araçatuba, Birigui, Guararapes e demais municípios da localidade registram pouco mais de 3.400 casos e, portanto, estão empenhados em rever o quadro o mais rápido possível. Além da exibição de filmes em escolas e outras atividades voltadas para a população, os organizadores conseguiram o apoio de igrejas católicas para ajudar na missão.  

Nos moldes das demais regiões, a prefeitura de Ribeirão Preto decidiu colaborar com a campanha e vai ceder os auditórios das escolas da cidade para grupos de teatro entreterem platéias com peças educacionais onde o tema central é o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti

Na estrada

Trinta mil folhetos já estão nas mãos de funcionários da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e serão distribuídos para os motoristas que cruzarem as rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Dom Pedro I no sábado. A Federação de Mulheres Paulistas está com outros 20 mil panfletos.  

A Cetesb vai enviar equipes para os parques Villa Lobos, Jardim Zoológico e Horto Florestal. Entre as 8h e 17 de sábado técnicos da companhia vão instruir a população sobre os modos de combate e prevenção da dengue. Com efetivo em todos os 645 municípios paulistas, a Defesa Civil reservou 100 mil panfletos para distribuir depois de amanhã.

Usuários cadastrados no mailing da newsletter do Metrô serão notificados com informações sobre o tema. O site da companhia também fará o mesmo. O projeto Ação Escolar, que atinge 10 mil alunos por ano, englobará a temática. Na expectativa de atingir os 17 municípios de abrangência, a Nova Dutra vai distribuir panfletos e afixar cartazes em quatro praças de pedágio. A Anvisa garantiu que haverá distribuição de folders informativos nos balcões de check-in das companhias aéreas no aeroporto de Congonhas. Demais portos e aeroportos também terão ações.  

A movimentação é grande, comemoram os organizadores. “Tanta disposição demonstra que o pessoal já está trabalhando firmemente para o sucesso da campanha”, ressaltou Affonso Viviani Jr. Só nos dois primeiros meses do ano já foram registrados mais de cinco mil casos em 135 municípios. Conforme dados do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” o número atual de casos confirmados no Estado é de 7.808. A última atualização ocorreu no dia 16 de março. 

Dados 

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos. O transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.  

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Os sintomas normalmente encontrados com a dengue clássica são febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. Este tipo raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas da clássica, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e até a morte. A dengue hemorrágica costuma ocorrer com pacientes que já tiveram a doença ao menos uma vez. É uma reação do organismo a uma nova ação do vírus – e varia de pessoa para pessoa.  

Manoel Schlindwein

Leia também

São Paulo pode sair na frente no desenvolvimento da vacina contra a dengue

CPTM promove megaoperação contra a dengue