CGA e DEIC prendem sete no Largo Treze contra atestados falsificados

Principais centros da capital e região metropolitana foram investigados

qui, 08/09/2016 - 19h14 | Do Portal do Governo

A CGA (Corregedoria Geral da Administração) e o DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), nesta quinta-feira (8), prenderam em flagrante sete pessoas que vendiam atestados médicos falsos no Largo Treze de Maio, na capital paulista. Além disso, outros 38 suspeitos foram ao DEIC para investigação.

A Operação Mitômato contou com a participação de 30 agentes da CGA e 50 do DEIC. Entre os itens apreendidos estavam um revólver, máquina de carimbos, facão, talões de atestados e placas usadas por plaqueiros. Essas licenças falsas representaram mais de 5% dos afastamentos em 2015, perdendo cerca de 5,2 milhões de dias da força de trabalho.

Essa operação tem como objetivo diminuir o número de faltas dos servidores públicos do Estado de São Paulo. O corregedor-geral, Ivan Francisco Pereira Agostinho, falou da relevância desses números.

“Além do prejuízo direto na prestação de serviços à população, o absenteísmo pressiona ainda a nomeação de mais agentes públicos para a execução de tarefas deixadas pelos servidores que não compareceram ao trabalho. Essa operação tem efeito ainda nos empregadores privados, que também são vítimas dessa fraude”.

Iniciada em maio de 2016, a Operação Mitômato investigou cinco pontos da cidade de São Paulo (Praça da Sé, Largo Treze de Maio, Largo da Batata, Rua dos Pinheiros e Rodoviária do Tietê) e também em outras cidades próximas (centros de Osasco, Diadema e São Bernardo do Campo). O Largo Treze de Maio foi escolhido por ser o que contém vários hospitais (Hospital Regional Sul, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e a Coordenadoria Regional de Saúde Sul).

Do Portal do Governo do Estado