Cetesb vistoria melhorias no aterro do município de Cruzeiro

Aterro estava em situação crítica desde 1997, prefeitura implantou plano de ação emergencial

qua, 02/09/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, vistoriou e aprovou as melhorias realizadas no aterro do município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. O aterro estava em situação crítica e uma proposta de interdição chegou a ser feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 

Durante a visita, realizada na semana passada, 27, o secretário elogiou as providências tomadas pela prefeitura nos últimos três meses e afirmou que as ações que estão sendo desenvolvidas no aterro servem de exemplo para as demais prefeituras que ainda estão com situações críticas em relação aos seus aterros e lixões. “A atual prefeitura realizou, em três meses, mais que as últimas gestões”, ressatou Graziano.

A prefeitura de Cruzeiro deverá apresentar um projeto de novo aterro sanitário municipal a ser instalado, além de um plano de remediação e de encerramento do atual aterro. “Cruzeiro é um exemplo de lição de casa bem feita” – frisa o secretário.

Plano de ação emergencial 

O aterro estava em situação inadequada desde 1997. Este ano, a prefeitura contratou uma empresa de consultoria que elaborou um plano emergencial para disposição de resíduos e, depois, por meio de licitação, firmou contrato com uma nova empresa para coletar e operar o aterro sanitário e implantar o plano de ação emergencial. Os caminhões coletores inadequados foram substituídos por caminhões compactadores, e as maquinas velhas que operavam no aterro foram substituídas por várias máquinas e equipamentos novos. 

Em junho, a prefeitura solicitou licença prévia e instalação para alteamento do aterro. A Cetesb emitiu parecer desfavorável por falta de estudo e garantia de sustentabilidade dos taludes do aterro e também solicitou complementação das informações por meio de um parecer técnico. No final de julho, a prefeitura protocolou relatório informando as providências que havia tomado com relação à coleta e disposição dos resíduos, da implantação do plano emergencial de operação do aterro sanitário e de outras ações implantadas relacionadas ao meio ambiente.

A Cetesb voltou a vistoriar o local no dia 3 de agosto, quando foram constatadas melhorias operacionais realizadas. Também foram vistoriados os serviços que estavam em andamento, como a cobertura dos resíduos que estavam ao ar livre, ausência de catadores, área cercada com portaria e segurança, correção de taludes e bermas e implantação de lagoa impermeabilizada com manta de chorume, entre outros itens.

Com a nova situação, o processo de interdição temporária do aterro foi interrompido. Nos próximos dias, a prefeitura deverá apresentar o novo levantamento topográfico, a adequação do projeto e modificações efetuadas referente a implantação da célula emergencial, relatório de investigação de área contaminada e respectivo plano de encerramento e recuperação da antiga área de disposição de resíduo e projeto e abertura de processo de licenciamento para nova área de aterro. 

Da Cetesb