Cetesb: Verão Limpo 2006 terá atividades em Caraguatatuba

Campanha começa na sexta-feira, na Praia de Aruâ, onde permanece até domingo

sex, 10/02/2006 - 10h41 | Do Portal do Governo

A Campanha Verão Limpo 2006 será realizada neste de semana, em Caraguatatuba, litoral paulista. Desenvolvida há 18 anos pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, a campanha visa conscientizar os turistas e a população local à manterem as praias limpas e preservarem os recursos naturais.

A instalação da operação está prevista para às 10h30 de sexta-feira (dia 10), na praia de Aruã, onde até o domingo ficará armada uma tenda, entre os quiosques 31 e 32 da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, e desenvolvidas uma série de atividades, tais como teatro de bonecos, oficinas de reciclagem, jogos educativos e brincadeiras de quintal, tendo como enfoque temas ambientais.

Às 14:00 horas, o presidente da CETESB, Rubens Lara e o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, estarão visitando a tenda e atendendo a imprensa. Neste mesmo horário, a Secretaria Municipal de Educação estará levando alunos das escolas municipais para participar das atividades recreativas, educativas e culturais que estarão acontecendo na tenda, até às 18:00 horas. Também estará em exposição um carro-laboratório da CETESB, para mostrar como se faz a coleta e análise da qualidade das águas de rios, reservatórios e praias.

A Campanha Verão Limpo, lançada no dia 6 de janeiro na cidade de Santos, já percorreu as praias de Ubatuba, Itanhaém, Guarujá e Ilha Comprida. Após Caraguatatuba, segue para Peruíbe, dias 17, 18 e 19; São Sebastião, dias 24 e 25; encerrando nos dias 26 e 27, em Ilhabela, durante o carnaval.

Durante este período, CETESB também está intensificando o monitoramento da qualidade das praias. Durante o ano, as coletas de água do mar para análise são feitas aos domingos, mas nos últimos anos a agência ambiental passou a intensificar a amostragem durante o período de verão para três coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas.

As praias que estão com amostragem intensificada em janeiro e fevereiro de 2006 são: Itamambuca, Iperoig e Enseada, no município de Ubatuba; Prainha e Palmeiras, em Caraguatatuba; Porto Grande e Barequeçaba, em São Sebastião; Pinto e Itaguaçu, em Ilhabela e em dois pontos da Praia da Enseada, no município de Bertioga. Na Baixada Santista, a Praia da Enseada, no Guarujá, também terá coleta e boletim três vezes por semana, assim como a Praia da Divisa, em São Vicente; Boqueirão e Vila Tupi, na Praia Grande; Vila São Paulo e Santa Efigênia, em Mongaguá; Suarão e Centro, em Itanhaém e no Balneário São João Batista, no município de Peruíbe.

Os resultados são disponibilizados no site CETESB, por meio de três boletins semanais – aos domingos, às terças e quintas-feiras -, e da sinalização que a CETESB mantém atualizada nas próprias praias.

Assessoria de imprensa da Cetesb