Cetesb substitui bandeiras por totens para indicar qualidade das praias

Equipamento é alimentado por energia solar e começa a ser instalado em março

qui, 28/02/2008 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) adotará novo sistema de sinalização para indicar a qualidade das praias. A partir de março, o sistema feito hoje por bandeiras verdes e vermelhas, que informa se a praia está própria ou imprópria para o banho, será substituído por totens com quatro metros de altura. Esses dispositivos, dotados de comunicação remota e alimentados por energia solar, divulgarão a qualidade das praias por meio de leds (sistemas luminosos) nas cores verde e vermelha.

O contrato com a empresa Via Única Sinalizações Ltda., responsável pela criação e manutenção do serviço (que será bancado por patrocínio de terceiros) já foi assinado. Inicialmente, serão instalados sete totens em Santos: Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e dois em José Menino. Até o final do ano, outros 148 deverão estar em 136 praias que compõem toda a faixa litorânea paulista.

A Cetesb monitora 230 quilômetros de praias, o que resulta em um ponto a cada 1,6 quilômetro, em média. Esse monitoramento é realizado por meio de coletas semanais de água do mar, as quais são encaminhadas para análises microbiológicas para a determinação de enterococos (que servem de indicadores de poluição fecal). São feitas aproximadamente 600 análises mensais, número que se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando 8 mil análises anuais. A partir dos resultados é impresso boletim semanal com a classificação das praias quanto à sua qualidade em termos de balneabilidade, e realizada a sinalização dos locais monitorados por meio de bandeiras.

Além da sinalização nas praias, a Cetesb pretende instalar totens nas praias de rios e represas, como a Billings e Guarapiranga. Também deverá colocar painéis luminosos nos parques estaduais sob administração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Neles, serão veiculadas informações sobre a qualidade do ar no município e outras de educação ambiental e do próprio interesse da administração da unidade.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)