Cetesb sedia encontro mundial sobre poluentes orgânicos

Representantes de países como Armênia, Equador, Indonésia, Honduras, México, Peru e Vietnã ficam reunidos até sexta, 1º

qua, 27/02/2013 - 15h18 | Do Portal do Governo

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) está sediando pela primeira vez o evento mundial “Workshop global sobre a atualização dos planos nacionais de implementação, incluindo atualização e revisão de inventários de PCDD/PDCF (Dioxinas e Furanos)”. A companhia é um dos centros regionais para a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O evento, que tem a parceria do Secretariado da Convenção de Estocolmo, vai até sexta, 1º, na capital. Estão participando representantes da Armênia, Bolívia, Costa Rica, Equador, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Honduras, Macedônia, México, Peru e Vietnã, e também de instituições internacionais, como a Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial).

O objetivo é promover a compreensão dos participantes das obrigações de atualizar e rever seus PINs (Planos de Implementação Nacionais); fortalecer a capacitação dos países em desenvolver estratégias eficazes em planos de ação para a eliminação dos Poluentes Orgânicos Persistentes, e também a transferência de conhecimento.

Na lista dos novos POPs estão o Alfa-Hexaclorociclohexano e Beta-Hexaclorociclohexano (inseticidas), usados na agricultura; Colordecone (inseticidas e fungicida), no cultivo da banana, maçã, fumo; Lindano (inseticidas), usados no tratamento de madeira, sementes e solos, aplicação veterinário e humano (piolhos e sarnas), entre outros.

Do Portal do Governo do Estado