Cetesb sedia debate internacional sobre qualidade da água para consumo humano

Um dos destaques é a palestra do especialista americano da Agência de Proteção Ambiental

qui, 15/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Ministério da Saúde promulgou recentemente a portaria 1.288/2009, instituindo um grupo de trabalho para revisar a portaria 518/2004, que trata da qualidade da água para consumo humano. Para consolidar as sugestões do Estado de São Paulo ao documento, a seção paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), constituiu um grupo de trabalho próprio, formado por vários subgrupos. 

Entre esses subgrupos está o microbiológico, que irá promover um workshop internacional nesta quinta e sexta-feiras, 15 e 16, no auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA).

O tema desse evento será “Ocorrência e métodos de detecção de microrganismos patogênicos e indicadores, cianobactérias e cianotoxinas em águas tratadas e brutas destinadas à captação e tratamento para consumo humano: subsídios para a legislação”. Entre os palestrantes, está prevista a participação de Mark Rodgers, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – USEPA, e de vários especialistas do Grupo de Trabalho paulista.

O grupo Microbiológico é formado por representantes de universidades, de empresas de saneamento, de institutos das Secretarias Estaduais de Saúde, de entidades de classe, além de especialistas da Cetesb e da SMA.

Da Cetesb