Cetesb recebe novos equipamentos para amostragem e análise do ar

Reforço vai ajudar a caracterização dos compostos precursores do ozônio formado na atmosfera

seg, 08/09/2008 - 9h11 | Do Portal do Governo

Evoluir na capacidade analítica e de diagnóstico da qualidade do ar no Estado de São Paulo é uma das metas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Prova da importância dessa ação, a agência ambiental fechou, no último dia 3, um acordo com a Petrobrás, onde receberá, em regime de comodato, uma série de equipamentos de laboratório que serão utilizados na análise das concentrações atmosféricas de compostos orgânicos voláteis, os chamados COVs, que podem ser provenientes das atividades de refino e de distribuição de derivados de petróleo, das indústrias químicas e dos veículos automotores, entre outros.

O acordo foi assinado entre o presidente da Cetesb, Fernando Rei, e o gerente geral da Refinaria do Planalto Paulista (Replan), localizada na cidade de Paulínia, Francisco Raymundo de Cerqueira Neto.

Os COVs, em conjunto com os óxidos de nitrogênio, são precursores de ozônio na atmosfera, poluente que freqüentemente ultrapassa os padrões de qualidade do ar em várias regiões do Estado, e, em particular, na região do pólo industrial de Paulínia. Os equipamentos, com destaque para um cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massa, ficarão no Setor de Amostragem e Análise do Ar da Cetesb, que está instalado na sede da agência, na capital Paulista.

Para os técnicos do Setor, a identificação e quantificação dos compostos orgânicos voláteis presentes no ar são informações importantes no esclarecimento dos mecanismos e condições que levam à formação do ozônio troposférico. Além disso, alguns dos COVs apresentam características tóxicas, como as do benzeno, do tolueno e dos xilenos, compostos integrantes da lista de Poluentes Atmosféricos Perigosos (Hazardous Air Pollutants) do governo Americano.

Da Cetesb

(I.P.)