Cetesb publica relatório de emissões por veículos em SP

Dados revelam que em 2011 cerca de 13,6 milhões de carros do Estado emitiram 356 mil toneladas de monóxido de carbono

seg, 27/08/2012 - 16h53 | Do Portal do Governo

Dados da CETESB, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, revelam que em 2011 os cerca de 13,6 milhões de carros do Estado de São Paulo emitiram 356 mil toneladas de monóxido de carbono (CO), 70 mil toneladas de hidrocarbonetos (HC), 240 mil toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx), 9 mil toneladas de óxidos de enxofre (SOx).

Essas e outras informações estão no Relatório de Emissões Veiculares do Estado de São Paulo, que contém dados sobre a maior frota do país, além de estimativas de emissão de gases poluentes e de efeito estufa originados na circulação da frota Estado, dividida em automóveis (9 milhões), comerciais leves (1,6 milhão); ônibus e caminhões (500 mil) e motocicletas (2,5 milhões). 

LEIA TAMBÉM
Veja dicas para evitar ou minimizar efeitos da baixa umidade do ar

O estudo traz ainda o balanço de emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), que totalizaram, respectivamente, 51,7 milhões de toneladas. Das emissões de CO2, 10 milhões foram geradas por combustível renovável que, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, devem ser considerados neutros.

As informações (disponíveis no site da CETESB) são analisadas com foco nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e enfoca também a área conhecida como Macrométropole Paulista, que engloba as três regiões metropolitanas legalmente constituídas, incluindo ainda aglomerados urbanos como os de Piracicaba e Sorocaba. O relatório será publicado anualmente.

Do Portal do Governo do Estado