Cetesb participa de reunião de gestores estaduais de meio ambiente

Videoconferência possibilitou a 12ª Reunião Extraordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

dom, 03/05/2020 - 9h50 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

No dia 23 de abril, a diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, participou da 12ª Reunião Extraordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Realizado por videoconferência, o encontro teve a participação de cerca de 50 representantes de órgãos ambientais de 12 estados, inclusive com a presença do secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, para discutir a prestação dos serviços pelos órgãos ambientais neste período de pandemia provocada pelo novo coronavírus, causador da doença COVID-19.

Segundo o relato da diretora-presidente aos participantes, a agência ambiental do Estado de São Paulo, por decreto do Governador João Doria, foi incluída na relação de empresas que prestam serviços essenciais à população, portanto, apesar de parte de seu corpo técnico estar trabalhando em sistema de home office, serviços como o monitoramento da qualidade do ar, análises de pedidos de licenças ambientais, atendimento à ocorrências envolvendo produtos químicos perigosos, plantões nas 46 agências regionais descentralizadas, entre outros, estão sendo executados, sem perda de qualidade.

“Aproximadamente 500 funcionários estão trabalhando presencialmente em toda a companhia, enquanto 1,2 mil em regime de teletrabalho, mantendo a empresa em plena atividade, inclusive, com reuniões presenciais da Diretoria Colegiada. Neste período, já emitimos várias licenças ambientais e produzimos pareceres técnicos e inúmeras outras informações a fim de fundamentar ações que estarão em pleno curso após a superação da COVID-19”, salientou Patrícia Iglecias.

Após as colocações dos participantes do encontro, o presidente da Abema, Germano Luiz Gomes Vieira, fez um relato sobre o andamento da Lei Geral de Licenciamento Ambiental, que segue em debate. No encerramento, foram feitos encaminhamentos que serão tratados na próxima reunião da entidade.