Cetesb participa de encontro internacional sobre preservação ambiental

Ilhas Seychelles sediaram atividades da primeira reunião do grupo de trabalho da Parceria para Resíduos Plásticos da ONU

dom, 08/03/2020 - 13h19 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

Representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram presentes na primeira reunião internacional do grupo de trabalho da Parceria para Resíduos Plásticos da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Beau Vallon, na República das Seychelles, no Oceano Índico Ocidental, entre 2 e 5 de março. O evento contou com a participação da diretora-presidente Cetesb, Patrícia Iglecias, e a gerente do Setor de Águas Litorâneas da companhia, Claudia Lamparelli.

O encontro decorre de uma resolução dos Estados membros, firmada na 14ª reunião da Conferência das Partes (COP14), da Convenção da Basileia, com o objetivo de melhorar e promover a gestão de resíduos plásticos em âmbito global e também e minimizar sua geração, de modo a reduzir, em prazo longo, a descarga de resíduos plásticos e microplásticos no meio ambiente.

O ministro do Turismo da República das Seychelles, Didier Dogley, fez a abertura da reunião, organizada com apoio dos governos do Canadá, Japão, Noruega e Suíça. A Cetesb é o Centro Regional para a América Latina e Caribe, representando o Brasil nas discussões entre os signatários e observadores, para traçar um caminho ao próximo biênio, a fim de implementar projetos-piloto voltados à redução de resíduos plásticos.

Conhecimento

A ação contou com mais de 150 participantes de vários estados, organizações não governamentais, da sociedade civil e do setor privado que, durante quatro dias, discutiram sobre como implementar um plano de ação em relação aos problemas enfrentados pela geração de resíduos plásticos ao redor do mundo.

De acordo com Patrícia Iglecias, a iniciativa procurou transferir conhecimentos, experiências e informações, visando à formulação de políticas públicas e soluções de gerenciamento de resíduos plásticos em níveis nacional, regional e internacional, bem como uma cooperação público-privada para melhorar a gestão desses resíduos. Foram discutidos critérios para o financiamento de projetos no âmbito da parceria.

Além das discussões em plenárias, Patrícia Iglecias e Claudia Lamparelli participaram da abertura da exposição promovida pelo Ministério de Meio Ambiente das Ilhas Seychelles para conscientizar a população sobre o problema do lixo no mar e integraram uma força-tarefa organizada pela gerente de programação do Ocean Project Seychelles, Natasha Burian, de coleta de lixo nas praias.

DownloadDivulgação/Cetesb