CETESB não detecta organismos causadores de diarréia em água

Companhia analisou amostras de águas das praias de Astúrias e José Menino; pesquisa agora foca os enterovírus

sex, 22/01/2010 - 11h59 | Do Portal do Governo

As análises realizadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, em amostras de águas do mar das praias de Astúrias, no Guarujá, e José Menino, em Santos, não constataram a presença de micro-organismos denominados “bacteriófagos F-específicos”, indicadores da presença de vírus causadores de doenças gastrointestinais, cujos principais sintomas são vômitos e diarréias.

O resultado negativo dessas análises não permite conclusões definitivas sobre a presença de organismos entéricos nas amostras. As pesquisas, agora, estão focadas na detecção do enterovírus, que podem causar vários tipos de doenças, entre elas as gastroenterites. A análise deverá demorar cerca de mais um mês.

O Instituto Adolfo Lutz, que também está pesquisando a presença desses patogênicos, divulgou a informação de que organismos conhecidos como norovírus, que igualmente causam gastroenterites, não foram detectados nas amostras.

Segundo a CETESB, as amostras foram coletadas em 13 de janeiro, para complementar o trabalho de monitoramento da qualidade das águas marinhas, realizado há 40 anos para verificação das condições de balneabilidade.

A recomendação é de que a população consulte as condições de balneabilidade das praias antes de qualquer contato com as águas do mar.

Da Cetesb