Cetesb multa Petrobrás por vazamento de óleo em São Sebastião

nd

sex, 21/01/2000 - 18h48 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) aplicou multa de aproximadamente R$ 46,4 mil à Petrobrás por vazamento de óleo no Terminal Marítimo Almirante Barroso, em São Sebastião. Essa multa corresponde a 5001 Ufesp’s que a legislação ambiental atribui a infrações gravíssimas. O acidente ocorreu nesta quinta-feira, dia 20, às 16 horas, e só foi detectado às 21 horas. A Cetesb foi acionada às 22h30.
O navio Japurá, da Petrobrás, partiu da Bacia de Campos (RJ) e o incidente ocorreu devido a um problema de vedação do braço de descarga que liga a estrutura da terra ao navio, quando fazia a transferência do produto para os tanques do pier sul do terminal de São Sebastião.
Parte do óleo ficou retido na própria plataforma, mas a Cetesb aguarda o relatório da Petrobrás e a conclusão dos serviços de limpeza e monitoramento para poder constatar a quantidade vazada. O trabalho para contenção foi realizado durante toda a noite de ontem e pela manhã de hoje. Até o momento não há notícias de praias atingidas.