Cetesb: Motorista pode aferir emissão de gases no seu veículo em estande

Objetivo da inspeção é conscientizar motorista da importância da manutenção do automóvel

qua, 26/07/2006 - 10h52 | Do Portal do Governo

Os motoristas que passarem nesta quarta-feira no Shopping Center Norte terão a oportunidade de conferir como está a emissão de gases do automóvel gratuitamente. É que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB montou estante no local. Os técnicos da Cetesb avaliam o sistema de exaustão (escapamentos e coxins) e de injeção eletrônica dos automóveis.

O principal objetivo da inspeção é conscientizar motorista da importância da manutenção adequada de seu veículo. “Um carro regulado não polui, economiza combustível e tem a vida útil do motor prolongada”, avalia Homero Carvalho, da CETESB.

Durante a inspeção o motorista, além de ter o seu carro avaliado, está sendo instruído sobre a importância do catalisador e da manutenção adequada dos equipamentos antipoluição do seu veículo. “Acho importante contribuir com o controle da poluição automotora”– explica Rubens Martins, que teve seu veículo inspecionado e aprovado pelos técnicos presentes.

Um carro desregulado, além de contribuir para poluição do ar, também afeta a saúde da população, uma vez que os gases emitidos no ar acima dos níveis estabelecidos pela legislação ambiental podem agravar doenças como bronquite, rinite alérgica e causar irritação nos olhos, espirros e sintomas semelhantes ao de um resfriado.
“Estou aqui para servir de exemplo para o restante da população. Todos podem contribuir com a melhoria da qualidade do ar”, pondera Rogério Salgado Chagas.

O evento é parte integrante das atividades desenvolvidas pela agência ambiental paulista durante a temporada de inverno. A “Operação Inverno 2006” inclui a intensificação da fiscalização de veículos com motor a diesel, principal fonte de emissão de fumaça preta, orientação aos motoristas de frotas sobre a manutenção adequada de ônibus e caminhão, distribuição de folhetos informativos nas principais vias de acesso do Estado e também ações de fiscalização e controle voltadas para emissões industriais.
Da Cetesb

(CM)