Cetesb investiga pó químico que intoxicou 12 pessoas em São Roque

O pó de cor branco-amarelada foi encontrado por trabalhadores de reciclagem de lixo da prefeitura.

sáb, 06/12/2008 - 14h23 | Do Portal do Governo

A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão a Secretaria do Meio Ambiente, atendeu na sexta-feira, 5, a uma ocorrência com um produto químico, ainda não identificado, encontrado na Cooperativa Solidária de Catadores de Reciclável de São Roque – COOPER-SOL, na Região Metropolitana de São Paulo.

A ocorrência envolveu técnicos do Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Itu, da CETESB, que constataram que o produto estava armazenado em um frasco de maionese que, ao ser aberto, causou a intoxicação de 12 pessoas que trabalhavam na cooperativa, localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 60. Os trabalhadores foram encaminhados à Santa Casa de São Roque e passam bem.

O produto, com pH (potencial hidrogeniônico) moderadamente ácido, em torno de cinco, foi armazenado, juntamente com os equipamentos de proteção individual utilizados pelos técnicos da CETESB e as roupas das pessoas intoxicadas, em dois tambores metálicos de 200 litros cada. O material ficará armazenado no Centro de Controle de Zoonoses de São Roque, para posterior destinação final.

Da CETESB