Cetesb interdita sete postos de combustíveis

Um posto funcionava na capital, os outros seis no interior

qua, 03/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente, fechou nesta terça, 2, sete postos de combustíveis que operavam sem as licenças ambientais.

Dos sete postos interditados, apenas um está localizado na capital, no bairro de Guaianazes, na zona leste de São Paulo. Os outros seis funcionam no interior, em Franca, Rio Claro, Ibitinga, Marília e Itaporanga.

Desde dezembro de 2008, quando foi deflagrada a primeira megaoperação de fiscalização contra os postos irregulares, já foram interditados 18 estabelecimentos no Estado.

A regularização dos postos de combustíveis é uma exigência do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que delegou aos órgãos ambientais estaduais a responsabilidade de efetuar o licenciamento ambiental, conforme um cronograma estabelecido pela agência paulista que se encerrou em dezembro de 2008.

Para obtenção das licenças de instalação e operação, os postos devem substituir os tanques subterrâneos com mais de 15 anos de vida por tanques de parede dupla com sistema de detecção de vazamentos. Também devem instalar sistemas de drenagem e de tratamento de efluentes, constituído de caixa de areia e separador de água-óleo, entre outras exigências técnicas.