Cetesb interdita dez postos de combustíveis irregulares

Desde o início do ano, a agência ambiental paulista já interditou 71 postos de combustíveis

sex, 18/12/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, interditou na quinta-feira, 17, dez postos de revenda de combustíveis, na Região Metropolitana de São Paulo, Interior e Litoral, por falta de licenças ambientais. Esta foi a segunda operação de fiscalização realizada pela agência, em menos de 30 dias, em todo o Estado. Mais de mil estabelecimentos foram fiscalizados.

Desde o início do ano, a agência ambiental paulista já interditou 71 postos de combustíveis e vistoriou mais de 2 mil estabelecimentos que não atenderam a convocação feita pela Cetesb para se regularizarem. Dos 8 mil postos existentes no Estado, 49% já obtiveram a licença de operação. No período de janeiro a novembro, a Cetesb multou 435 postos por falta do licenciamento ambiental.

Na quinta-feira, foram interditados seis postos na Região Metropolitana de São Paulo (três em Guarulhos, e um cada, em Santo André, Mogi das Cruzes e Francisco Morato); e outros quatro no Interior e Litoral (em São José dos Campos, Jardinópolis, Ribeirão Preto e São Sebastião).

Para a obtenção das licenças Prévia, de Instalação e de Operação, a Cetesb exige uma série de documentos do empreendedor, que comprovem que o estabelecimento não apresenta risco ambiental, como laudo técnico relativo às condições de segurança dos tanques de combustíveis, laudo de passivos ambientais e planos de manutenção e operação, entre outros. Os postos com tanques subterrâneos com idade superior a 15 anos terão que ser substituídos por equipamentos novos, com paredes duplas, mais resistentes à corrosão e vazamentos.

Confira a relação dos postos interditados:

– Auto Posto Prosperidade: Av. São Bernardo do Campo, 1.188, Santo André
– Auto Posto Nova Bonsucesso: Estrada Altino Martello, 1, Guarulhos
– Posto de Serviço Cinco Ltda.: R. Padre João Álvares, 799, Guarulhos
– Auto Posto Titans: R. Frederico Renê Jaegher, 27, Mogi das Cruzes
– Auto Posto Veneto: Av. Papa João Paulo I, 4.489, Guarulhos
– Auto Posto Sahy: Rodovia BR 101, Km 172, São Sebastião
– Carvalho Pinto Automotivos: Rodovia Carvalho Pinto, Km 94, São José dos Campos
– Prefeitura de Francisco Morato (bomba de combustível): R. das Camélias, 252
– Auto Posto Francisco Junqueira: Av. Dr. Francisco Junqueira, 3030, Ribeirão Preto
– Geninho Comércio de Combustíveis: R.Américo Sales, 259, Jardinópolis

Da Cetesb