Cetesb inaugura estação de monitoramento do ar em Rio Preto

Estação é a quarta inaugurada em menos de dois meses

dom, 20/07/2008 - 19h22 | Do Portal do Governo

Em menos de dois meses, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB entregou a sua quarta estação automática de monitoramento da qualidade do ar, desta vez no noroeste paulista, mantendo sua meta inicial de inaugurar, até o final do ano, dez novas estações telemétricas no interior do Estado. Entrou em operação na última sexta-feira, 18, a unidade de São José do Rio Preto, localizada no Centro Esportivo Eldorado, à Av. Monte Aprazível, 2.640.

A estação medirá as concentrações de ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis, além dos seguintes parâmetros meteorológicos: direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica e radiação global e UV.

Esta nova estação permitirá avaliar continuamente a qualidade do ar respirado pela população e informá-la à sociedade em tempo real pela internet, através do site www.cetesb.sp.gov.br . “A instalação desta estação mostra a prioridade que o Governo do Estado dá à qualidade de vida“, afirmou o prefeito Edinho Araújo, ao agradecer à Direção da agência ambiental, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por ter escolhido Rio Preto para sediar a mais nova estação da Companhia.

A CETESB está ampliando em 30% a sua rede automática de monitoramento da qualidade do ar no Estado de São Paulo. Nos últimos dois meses, entraram em operação as estações telemétricas de Bauru, Marília, Presidente Prudente e agora São José do Rio Preto. Até o final do ano, serão entregues as estações de Araraçatuba, Araraquara, Jundiaí, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto.

“Na busca pela eficiência, estamos ofertando à sociedade informação de qualidade sobre qualidade de vida. Uma informação de tendência que auxiliará o poder público na tomada de decisões para alcançar um desenvolvimento sustentável“, disse Marcelo Minelli, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB.

Os investimentos para a ampliação do sistema operacional e expansão da rede de monitoramento são da ordem de R$ 7 milhões, recursos do FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Da Cetesb

(L.F.)