Cetesb faz relatório sobre gás de efeito estufa emitido de resíduo

Levantamento destaca resíduos doméstico e comercial, esgoto residencial e efluente industrial

qui, 27/11/2008 - 10h08 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) realiza coleta de dados para relatório sobre emissão de gases de efeito estufa provenientes de resíduos e efluentes residenciais, comerciais e industriais de todo o Brasil. O trabalho é feito a pedido do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e vai compor, junto com outros, a segunda Coleção Comunicação Nacional para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conjunto de livros sobre emissão desses gases em todas as atividades econômicas do País.

À Cetesb coube, pela segunda vez, a organização de dados e informações sobre os gases provenientes do tratamento de resíduos doméstico e comercial (lixo), esgoto residencial e efluente industrial. Também será considerada a emissão por efluentes não tratados, como leitos de rios poluídos. A coordenação é do engenheiro João Wagner Silva Alves, da divisão de questões globais da Cetesb.

A primeira Coleção Comunicação Nacional, do MCT, com dados de 1990 a 1994, reuniu 12 livros. Há volumes sobre emissão de gases nos setores agropecuário, de geração de energia, processos industriais e uso de solventes, lixo urbano, interferência humana em florestas, veículos, mineração e carvão e outros. O Ministério da Ciência e Tecnologia convida uma entidade técnica e científica, reconhecida, para reunir informações sobre uma das áreas. A agrícola, por exemplo, fica sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), presente em todo o território nacional.

Maiores emissores – Wagner adianta que ele, sua equipe e colaboradores de outros Estados já concluíram quase 60% do trabalho solicitado. “Acredito que em meados do ano que vem entregaremos o resultado ao ministério”, prevê o engenheiro. Quanto aos relatórios das outras áreas, Wagner não tem condições de responder, pois se encontram em mãos de outras instituições.

A coleção completa, sem previsão de conclusão, será entregue à Convenção Quadro das Nações Unidas. O documento é uma forma de a organização global conhecer a situação de cada país quanto à emissão dos gases de efeito estufa. Estados Unidos e China são os dois maiores emissores. São mais de 190 nações signatárias da Convenção Quadro, organizada na ECO-92, no Rio de Janeiro, e quase todos os países do planeta. Pouquíssimos ficaram de fora como Iraque, Vaticano, Andorra e Somália. A convenção se reúne todos os anos. O próximo encontro está marcado para dezembro, na cidade de Posnan, na Polônia. 

Rede nacional – Os principais gases de efeito estufa emitidos pela ação humana nas diversas atividades econômicas são gás carbônico (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e clorofluorcarbono (CFC). O aumento da concentração deles na atmosfera provoca o aquecimento global. Para reunir dados de todo o Brasil, a Cetesb estabeleceu uma rede nacional de colaboradores, formada por secretarias estaduais e municipais de meio ambiente, associações de empresas de tratamento de resíduo, universidades e outras instituições que disponham de informações sobre o tema.

Para estreitar os laços com seus parceiros, a Cetesb realizou, nos últimos 20 dias, três encontros importantes. O primeiro, em Bento Gonçalves (RS), com uma centena de colaboradores. O segundo, em São Paulo, durante evento sobre meio ambiente, contava 300 parceiros. O último encontro, no complexo da Secretaria do Meio Ambiente, na capital, foi a ocasião em que cada entidade mostrou os dados que dispunha para o relatório final. Wagner diz que há outros encontros regionais agendados, como o de São Luís (MA) e mais alguns a serem marcados nos próximos meses. As atividades humanas que mais emitem gases de efeito estufa no Brasil são desmatamento e queimadas (geram muito CO2), geração de energia (CO2 e CH4) e agropecuária (CH4). 

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial