Cetesb: Empresa monta estande na Festa do Carreteiro, em Aparecida do Norte

Companhia vai medir emissão de fumaça dos caminhões

qua, 19/07/2006 - 14h32 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, no âmbito das ações de orientação e de educação ambiental da Operação Inverno 2006, participa entre 19 e 21 de julho, da 27ª Festa do Carreteiro, no Município de Aparecida do Norte, no Vale do Paraiba. O evento, que acontece todos os anos, atrai motoristas de caminhão, frotistas e outros empresários do setor do transporte rodoviário de cargas, vindos de diversas regiões do País, para conhecer as novidades do setor e estabelecer negócios com as empresas expositoras.

A CETESB montou um estande para os três dias do evento, onde os motoristas de caminhão poderão submeter os seus veículos a um teste de emissão de fumaça preta, com utilização de opacímetros, que medem a densidade dos gases expelidos pelos escapamentos. A ação conta com a participação do CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia.

Além das conclusões do teste, os motoristas receberão, também, orientações sobre regulagem de motores para evitar a emissão excessiva de fumaça preta, evitando o risco de serem multados pelos agentes da CETESB. A multa, hoje, é de 60 UFESPs – Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, correspondentes a R$ 835,80. Os motoristas receberão ainda folhetos sobre a Operação Inverno 2006, bonés e outros brindes com frases alusivas à campanha.

Ao longo do ano passado, a CETESB realizou várias ações em todo do Estado, lavrando 11.463 veículos a diesel, que estavam com o motor desregulado, emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. Em 2006, até junho, já foram autuados cerca de três mil veículos.

  Da Cetesb