CETESB e Setor Automotivo firmam parceria pela melhoria do ar

Será assinado, nesta sexta-feira, um protocolo de intenções entre as diversas entidades

qui, 06/08/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) vai assinar, nesta sexta-feira, 7, um protocolo de intenções com entidades que representam o setor automotivo, como empresas de ônibus, de reparação e retifica de motores, oficinas mecânicas e organismos de inspeção reconhecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO). A iniciativa busca aumentar o número de empresas e oficinas qualificadas a fazerem os testes de emissão de fumaça preta nos veículos à diesel, como caminhões, ônibus, caminhonetes e vans, que representam uma frota de aproximadamente 1 milhão e cem mil veículos no Estado.

Os acordos serão assinados pelo secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, e pelo presidente da CETESB, Fernando Rei, e os representantes dos sindicatos: da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (SINDIREPA); de Reparação e Retifica de Motores (SINDIMOTOR); das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) e das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPURBANUSS), além da Associação Nacional de Organismos de Inspeção (ANGIS), no auditório da CETESB.

Atualmente, 124 oficinas estão capacitadas a fazerem o diagnóstico utilizando o opacímetro, equipamento que capta a fumaça emitida pelo motor a diesel, e participam do Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel – PMMVD, idealizado pela CETESB.

Com a nova parceria a expectativa é de que haja um aumento em mais de 50% no número de empresas e oficinas gabaritadas a fazerem os testes e emitirem o Relatório de Medição de Opacidade, atestando a regulagem adequada dos veículos. Esse comprovante respalda o pedido de redução ou restituição de 70% do valor da multa pela emissão de fumaça preta, que atualmente tem o valor de R$ 951,00.

Da Secretaria do Meio Ambiente