Cetesb e Sabesp definem ações na área de saneamento

Diretorias acertam medidas para acelerar instalação de estações de tratamento de esgotos

seg, 19/03/2007 - 20h21 | Do Portal do Governo

Para agilizar a instalação de estações de tratamento de esgotos (ETE) pela Sabesp nos municípios do Litoral Norte paulista, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) vai passar a dispensar a apresentação de estudos de risco dos sistemas que utilizam dois ou menos cilindros de cloro interligados e que possuam válvula de bloqueio, controle de fluxo, detectores, exaustores e lavadores de gases.

Este é um dos resultados práticos das reuniões mensais que as diretorias da Cetesb e da Sabesp passaram a realizar, a partir de 13 de fevereiro passado, com a finalidade de definir uma agenda comum de ações na área de saneamento básico para, entre outros objetivos, facilitar a execução de projetos que envolvem as duas instituições.

Na segunda reunião, realizada no dia 13 de março, atendendo a uma solicitação da Sabesp, a Cetesb definiu as medidas para acelerar a instalação de ETEs nas praias de Indaiá, Boiçucanga, Itaquá, Martin de Sá, Toninhas, Mococa, Juqueí e Ipiranguinha, que deverão contribuir para a melhoria das qualidade das águas no Litoral Norte.

O procedimento deverá ser adotado nas ETEs de pequeno porte em todo o Estado. Nos casos de unidades de maior porte, a Sabesp deverá apresentar consulta à Cetesb que vai avaliar a necessidade da apresentação do estudo de risco.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

(R.A.)