Cetesb e DEPRN inauguram Agência Ambiental Unificada de Marília

Agência é a oitava, de 56 previstas e vai atender inicialmente 60 municípios

qui, 20/09/2007 - 10h07 | Do Portal do Governo

A Agência Ambiental Unificada de Marília foi instalada nesta quarta-feira (19/09), pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e DEPRN – Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, órgãos da Secretaria do Meio Ambiente. Foi a oitava inauguração no estado, das 56 agências unificadas previstas.

Além disso, a equipe da CETESB ganhou o reforço de mais 6 técnicos, que vão ajudar a aprimorar a integração dos trabalhos de fiscalização e licenciamento nessa unidade, que, num primeiro momento, vai atender 60 municípios da região, abrangendo uma área de cerca de 23.500 quilômetros quadrados e envolvendo uma população total de aproximadamente um milhão de habitantes.

Futuramente, com a inauguração das Agências Ambientais Unificadas da Avaré e Assis, a Agência de Marília passará a atender 29 municípios, “ganhando mais eficiência e mais agilidade, já que, com três agências unificadas na região, estaremos mais próximos dos municípios”, conforme afirmou o presidente da CETESB, Fernando Rei, presente ao evento.
 
O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, por sua vez, aproveitou a presença dos prefeitos dos municípios de Garça, Ibirarema, Ocauçu, Ourinhos, Pompéia e Crusália, além de Marílie, para lançar uma proposta: realizar uma força-tarefa, com apoio das prefeituras e dos Comitês de Bacias do Aguapeí/Peixe e Médio Paranapanema, visando promover a recuperação das matas ciliares dos rios e nascentes integrantes dessas duas principais bacias da região. “Vamos interditar 30 metros das margens dos rios para recuperarmos a vegetação”, afirmou o secretário.

Após a inauguração da Agência, o secretário, acompanhado pelo prefeito de Marília, Mário Bulgareli, visitou as obras de recuperação do aterro sanitário municipal e seguiu para a cidade de Tupã, onde anunciou a futura instalação de mais um Escritório Vocacional, que dará suporte às agências ambientais unificadas.

Além dos sete prefeitos presentes, prestigiaram a inauguração da nova agência unificada o diretor de Controle da Poluição Ambiental da CETESB, Otávio Okano; a assessora da Diretoria Geral do DEPRN, Renata Mendonça, o supervisor do DEPRN de Marília, Lauro Mascarin; o diretor regional do DEPRN de Bauru, Ricardo Dércole; o gerente da agência da CETESB local, Geraldo Gehre; o comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, coronel Boer, representantes do Comitê de Bacia do Aguapeí/Peixe e da sociedade civil.

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(S.M.)