CETESB disponibiliza relatórios da qualidade do meio ambiente

Os Relatórios Ambientais 2008 estão disponíveis, na íntegra, no site da CETESB

dom, 02/08/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB apresentou os dados de qualidade do ar, dos rios e das praias durante o ano de 2008, além de um balanço dos atendimentos a acidentes ambientais no Estado de São Paulo.  A boa notícia diz respeito à qualidade do ar. Comparando-se 2007 com 2008, houve na Região Metropolitana de São Paulo uma ligeira diminuição das concentrações de monóxido de carbono e partículas inaláveis. Esses poluentes são emitidos, principalmente, pela frota de aproximadamente 9,2 milhões de veículos.

A qualidade dos rios e represas tem se mantido estável desde 2001, registrando um Índice de Qualidade das Águas (IQA) médio igual a 56 (com variação de 0 a 100), apresentando uma qualidade BOA na maioria das bacias hidrográficas do Estado. O IQA é calculado com base em 9 parâmetros: temperatura, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes, nitrogênio, fósforo, resíduo e turbidez.

O dado negativo diz respeito à qualidade das praias. Em 2008, houve uma piora nas condições de balneabilidade em 44% das praias em relação ao ano anterior. Essa piora ocorreu principalmente na Baixada Santista, que passou de 24% de praias próprias o ano todo para 0%. De acordo com o relatório anual da CETESB, 24% do total de 155 pontos monitorados em 136 praias do litoral paulista, foram classificados como próprios para o banho de mar ao longo de todo ano.

Quanto aos acidentes ambientais envolvendo produtos químicos tóxicos e perigosos, em 2008, foram atendidas 451 emergências, apenas três a menos que o número registrado em 2007. A maior incidência de acidentes continua sendo no setor de transporte rodoviário.

Os Relatórios Ambientais 2008 estão disponíveis, na íntegra, no site da CETESB.

da Secretaria do Meio Ambiente