CETESB desinterdita aterro de Santo André

Técnicos da Agência constataram que município atendeu às exigências

sáb, 05/02/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA), cumpriu as exigências técnicas feitas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para a retomada da operação da porção oeste do Aterro Sanitário Municipal, interditado em 19 de maio de 2010. desde a úlitma quinta-feira, 3, o empreendimento está apto a voltar a receber os resíduos domiciliares do município.

Na vistoria feita ao local na última quarta-feira, 2, os técnicos da CETESB constataram o cumprimento das exigências feitas pela agência: a implantação do sistema de drenagem de águas pluviais, a instalação de drenos horizontais nas camadas de resíduos e a elaboração do programa de monitoramento geotécnico para a estabilidade do atual maciço.

Esta licença de operação, concedida a título precário, é exclusiva para o recebimento de até 66.514 m³ de resíduos na porção oeste. A CETESB continua analisando o pedido feito pelo SEMASA para concessão da Licença de Instalação referente à ampliação do aterro a uma segunda área de 39.805 m² contígua ao atual maciço, com previsão de vida útil de 13 anos.

Da Cetesb