Cetesb: Companhia multa 41 caminhões por emitir fumaça preta acima dos padrões legais

A ação faz parte da Operação Inverno 2006

ter, 11/07/2006 - 11h20 | Do Portal do Governo

Dos 433 caminhões que passaram na última quinta-feira (6/7) na Avenida Independência, altura do número 6.080, em Sorocaba, 41 foram multados pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental durante a Operação Caça-Fumaça, iniciada às 10,30 horas e se estendeu até 12,30 horas. A ação faz parte da Operação Inverno 2006 implementada pela agência ambiental e tem a finalidade de coibir a emissão de fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental.

Os motoristas dos veículos autuados foram multados em 60 UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, correspondentes a R$ 835,80, que em casos de reincidência tem o valor dobrado. A operação foi organizada pelo Setor de Operações, Programas e Regulamentação da CETESB, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Secretaria de Transporte e Guarda Municipal da Prefeitura de Sorocaba.

Conscientização

A operação não se limita à autuação, contribuindo também para a conscientização dos proprietários de veículos a diesel que, apenas no Município de Sorocaba, somam 12.313 veículos a diesel, sendo 6.653 de porte médio, 3.592 caminhões e 1.968 ônibus. Os 24 municípios atendidos por essa agência contam com uma frota total de 33.447 veículos a diesel. Esses dados justificam a preocupação em fazer com que a regulagem dos motores seja feita de forma adequada, para manter as emissões dentro dos padrões legais.

A agência desenvolve ainda uma ação junto às 25 grandes indústrias da região, durante o processo de renovação das licenças ambientais, para que elas implantem um programa de controle da fumaça preta de suas frotas de veículos, estendendo-o também para os veículos de prestadores de serviço.

No ano passado, 11.463 veículos movidos a diesel que estavam com o motor desregulado foram multados pela fiscalização da CETESB, dos quais 457 pela Agência Ambiental de Sorocaba, Este ano, os números foram de, respectivamente, 3.330 multas e 181 multas.

A Operação Caça-Fumaça faz parte da Operação Inverno realizada anualmente pela agência ambiental, com início em junho e estendendo-se até meados de setembro. Além de operações de fiscalização em São Paulo, Ribeirão Preto, Pirassununga e Sorocaba, a CETESB montará postos de verificação para a conscientização da população, fazendo demonstrações da aferição das emissões de fumaça e distribuição de folhetos.

Essas ações acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de julho, na Festa do Carreteiro, em Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba; 25 e 26 no estacionamento do Shopping Center Norte, na Capital; e 23 de agosto, no Porto de Santos, em parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

C.C.