Cetesb: Campanha de regulagem de caminhões no Porto de Santos

65 veículos foram inspecionados com 33 sendo aprovados e outros 32 reprovados

qui, 24/08/2006 - 15h33 | Do Portal do Governo

Como parte da Operação Inverno 2006 e com objetivo de reduzir a emissão de fumaça preta por veículos a diesel, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb realizou nesta quinta-feira (23/08), no Porto de Santos, uma ação de conscientização dos motoristas de caminhões que trafegavam pelo local.

A inspeção dos veículos teve caráter educativo, sem a emissão de multas. A iniciativa contou com o apoio de um especialista em motores que realizou, gratuitamente, a regulagem de cinco veículos que emitiam um nível de fumaça acima do permitido pela legislação ambiental. Após a regulagem dos motores, os caminhões eram novamente aferidos, apresentando uma diminuição de até 25% de emissão.

No total, 65 veículos foram inspecionados, com 33 sendo aprovados e 32 reprovados, portanto com uma média de 50% dos motores regulados, revelando uma melhora nesse aspecto. Em 2005, uma campanha similar foi realizada no local e 80% dos veículos aferidos estavam desregulados.

Até junho, foram registradas 3.330 multas por emissão de fumaça preta. Em 2005, 11.463 veículos haviam sido autuados pela fiscalização da Cetesb em todo o Estado de São Paulo.

Nos próximos dias, a agência ambiental paulista realiza comandos nas cidades de Ribeirão Preto, Sorocaba e na capital paulista. A campanha é uma parceria entre a Cetesb e o Ministério de Minas e Energia, por intermédio do Programa Social de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural – Conpet.
Da Cetesb