Cetesb amplia rede de monitoramento da qualidade do ar

Até o final de 2008, sete novas estações entrarão em operação no interior do estado

dom, 06/07/2008 - 16h22 | Do Portal do Governo

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, ampliou sua rede de monitoramento da qualidade do ar na região noroeste do Estado, onde ocorre uma nítida expansão do agronegócio, inaugurando na quinta-feira, 3, uma nova Estação Automática no município de Presidente Prudente.

O equipamento foi instalado dentro do Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), situado à Rua Roberto Simonsen, 464. A estação medirá as concentrações de ozônio, de óxidos de nitrogênio e de partículas inaláveis, além dos seguintes parâmetros meteorológicos: direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica e a radiação total e ultra-violeta.

Até o final de 2008, entrarão em operação mais sete estações, localizadas nos municípios de: Araçatuba, Araraquara, Jundiaí, Jaú, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Os investimentos para a ampliação do sistema operacional e expansão da rede de monitoramento são da ordem de R$ 7 milhões, oriundos do FECOP  (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

“Diante do crescimento do setor sucroalcooleiro na região noroeste do Estado, a Cetesb toma a iniciativa de expandir sua rede de monitoramento pelo interior para melhor atender o trabalho de controle ambiental“, afirmou Fernando Rei, presidente da Cetesb, ao inaugurar o novo equipamento na companhia do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli.

No ato, foi feito um agradecimento especial ao Professor José Tadeu Tommazelli, do departamento de Geografia da Unesp, por ceder a área onde o equipamento foi instalado. A Prefeitura de Presidente Prudente, por sua vez, foi representada no evento pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Luisário Gomes.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.F.)