Cetesb amplia monitoramento das praias em Santos

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a prefeitura de Santos oficializaram um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de intensificar o monitoramento da qualidade das praias […]

ter, 25/12/2007 - 16h24 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a prefeitura de Santos oficializaram um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de intensificar o monitoramento da qualidade das praias santistas. Através do acordo, assinado na quinta-feira, 20, pelo presidente da Cetesb, Fernando Rei, e o prefeito João Paulo Tavares Papa, de Santos, as praias passarão a contar, a partir do verão 2008, com duas coletas semanais para verificar os índices de balneabilidade. A agência ambiental paulista também oferecerá capacitação técnica para a acreditação do Laboratório de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Santos junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro.

“A concretização desta parceria é apenas o reconhecimento do profissionalismo dos técnicos e a qualidade analítica do laboratório santista”, afirmou Fernando Rei, que aproveitou a oportunidade para anunciar ao prefeito, a intenção da Cetesb em modernizar o sistema de sinalização da qualidade das praias que hoje é feito por bandeiras verde e vermelha, substituindo-as por totens luminosos. “Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com uma empresa privada”, ressaltou Marcelo Minelli, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb. .

Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, a população e os turistas que freqüentam as praias de Santos serão os principais beneficiários do acordo de cooperação. A divulgação dos dados será feita pela Cetesb, através de dois boletins semanais, obedecendo os critérios utilizados para a qualidade das praias dos demais municípios do litoral paulista. As praias que terão o monitoramento intensificado serão as do Boqueirão, da Ponta da Praia, de Aparecida, do Embaré, do Gonzaga, da Pompéia e de José Menino.

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(FSS)