Cetesb: Agência de Bauru será primeira unidade do Interior a receber a ISO 9001:2000

Agência atende a 34 municípios, numa região com predominância da atividade sucro-alcooleira

qua, 17/05/2006 - 12h48 | Do Portal do Governo

A Agência Ambiental de Bauru deverá ser a próxima unidade da CETESB a ser certificada pela Norma de Qualidade ABNT ISO 9001:2000, e a primeira no Interior. A agência, subordinada à Diretoria de Controle de Poluição Ambiental, atende a 34 municípios, numa região com predominância da atividade sucro-alcooleira e empreendimentos de médio e pequeno portes, principalmente indústrias alimentícias, mecânicas e de calçados, além de carvoarias e serralherias. A auditoria de certificação da agência está marcada para o final de maio.

As outras unidades da CETESB certificadas com a ISO 9001:2000 são os Setores de Operação de Emergência – EIPE e de Transferência de Conhecimento Ambiental – ARDT, ambos na sede da companhia.

De acordo com o gerente da Divisão de Processos Institucionais – APD, Nelson Tadeu Fonseca, o Programa de Qualidade e Produtividade da CETESB vem preparando a Agência Ambiental de Bauru para a certificação desde abril do ano passado, com o apoio da equipe do Setor de Qualidade – APDQ. No período de 27 a 31 de março último, o sistema de gestão da qualidade da unidade passou por um processo de auditoria interna, que constitui a etapa final para a certificação.

Conforme Nelson Tadeu, a participação dos auditores internos da Norma ISO 9001, formados em 2005, foi fundamental para o processo. Com a colaboração de uma equipe de doze auditores e observadores, a auditoria interna já sinalizava que o sistema da qualidade implementado apresentava a maturidade necessária habilitando-se para a certificação.

Pré-avaliação

No período de 26 a 28 de abril, a agência passou pela pré-avaliação do Germanischer Lloyd Certification – GLC, empresa contratada para realizar as certificações da CETESB. O resultado dessa pré-avaliação confirmou o que os auditores internos já haviam observado, constatando-se “a melhoria no sistema da qualidade da agência.”

Assim, conforme Nelson Tadeu, todas as medidas preparatórias foram tomadas pela equipe do Setor de Qualidade e técnicos da agência, para garantir a certificação. Após a auditoria no final deste mês e a confirmação da recomendação positiva pelo auditor, indicando que não há mais impedimentos para a emissão do certificado, prevê que em cerca de 40 dias o selo de qualidade seja emitido pela GLC e entregue formalmente à unidade da CETESB.

Mário Senaga

Da Cetesb