Cetesb abre agências na região sudoeste do Estado

Unidades serão responsáveis por área que abrange 27 municípios

sáb, 05/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) inaugurou nesta semana duas agências ambientais nos municípios de Capão Bonito e Avaré, na região sudoeste do Estado.  As unidades serão responsáveis pela fiscalização e licenciamento em uma área de 15.793 Km², abrangendo 27 municípios.

A região concentra o maior número de fábricas de cimento do Estado, uma vasta extensão de áreas de reflorestamento de eucalipto e pinus e uma extensa área remanescente de Mata Atlântica.  Nesta área estão os parques estaduais de Carlos Botelho, Fazenda Intervales e o Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira (PETAR) além de estações ecológicas como as de Itapeva, Itaperá e Paranapanema, além de estações experimentais e áreas tombadas.

A Agência Ambiental de Capão Bonito está instalada dentro do Instituto do Desenvolvimento Ambiental Sustentável (IDEAS), criado por meio de compensação ambiental pelo licenciamento da Companhia de Cimento Rio Grande. “Esta agência nasce da parceria entre a iniciativa privada e os poderes públicos local e estadual. Seguramente renderá bons frutos para promover o desenvolvimento sustentável na região”, afirmou Marcelo Minelli, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb.

A unidade atenderá aos municípios de Bom Sucesso de Itararé, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarivai e Capão Bonito.

Já a agência de Avaré responderá por 16 municípios: Águas de Santa Bárbara, Arandu, Bernardino de Campos, Cerqueira César, Iaras, Ipaussu, Itatinga, Manduri, Óleo, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Sarutaiá, Tejupá, Timburi.

Da Cetesb