CESP lança teatro de fantoches do cervo-do-pantanal em Dracena

Evento programado para dia 18 faz parte da programação do 2º Seminário da RPPN Foz do Aguapeí

qua, 17/10/2007 - 12h39 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) promove em Dracena, na quinta-feira, 18, às 10h30, na praça Arthur Pagnosi, o lançamento regional de uma inovação em seu programa de Educação Ambiental: o uso de fantoches de cervo-do-pantanal em uma peça que tem como público-alvo estudantes das comunidades atendidas pela programação da Companhia, realizada em municípios do entorno de seus reservatórios na região do Alto Paraná. Haverá apresentações também para o público adulto.

Em Dracena, a peça será apresentada para estudantes da rede municipal, estadual e particular do ensino fundamental e para a comunidade em geral. No dia 18, haverá exibições às 8 horas, às 9 horas, às 10h30 (horário do lançamento oficial), às 13 horas, às 14h30, às 16 horas e às 19h30. No dia 19, a peça será exibida às 8 horas, às 9 horas, às 10h30, às 13 horas, às 14h30 e às 15h30. A programação em Dracena está sendo realizada pela CESP em parceria com a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) e com a Secretaria Municipal de Educação.

Concurso de desenho

Desde o início do mês a equipe de educação ambiental da CESP está fazendo palestras para alunos de 4ª e 5ª séries de escolas municipais, estaduais e particulares de Dracena, totalizando cerca de 2 mil estudantes. Nas palestras há apresentação da RPPN Foz do Aguapeí e da fauna característica dessa área. Com base nessas informações, os alunos fazem desenhos representativos dessa fauna. Um desenho de cada turma será selecionado para julgamento de comissão formada por professores da Fundec, representantes da Polícia Ambiental, técnicos da CESP, por representante da rede municipal e por um engenheiro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A seleção será dia 16. Os vencedores receberão um kit da RPPN Foz do Aguapeí, com entrega nos dias 18 e 19. Todos os desenhos do concurso serão expostos em forma de cordel na praça Arthur Pagnosi, durante esse dois dias.

O lançamento em Dracena faz parte da programação do 2º Seminário da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí, que será realizado pela Companhia nos dias 19 e 20, na Fundec.

Após o lançamento em Dracena, a peça passará a integrar o programa de educação ambiental da CESP e será levada primeiramente aos municípios em que há áreas de várzeas, locais de ocorrência natural do cervo-do-pantanal. Esse trabalho tem como objetivo ampliar as formas de fixação das informações transmitidas pelas equipes de educação ambiental por meio do uso dos fantoches e de músicas.

Da Cesp

(I.P.)